Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), mostraram que, mesmo com 81% das escolas públicas do Brasil tendo laboratórios de informática, apenas 4% das mesmas possuem acesso a ferramenta na sala de aula.

De acordo com o gerente do CETIC, Alexandre Barbosa, "Os resultados apontam a necessidade de ampliar esse modelo, por meio do incentivo da utilização pedagógica da tecnologia, já que o cotidiano do ensino atualmente se desenvolve principalmente dentro da sala de aula e não no laboratório de informática" afirma.

Para chegar à conclusão destes resultados, foram entrevistados 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos em 497 escolas brasileiras, tendo como objetivo, identificar o uso e a qualidade da internet banda larga em escolas públicas das cidades do nosso país e com isso procurar novas soluções para a nossa educação.

Conforme a pesquisa feita, entre as atividades mais realizadas com alunos, estão, a aula expositiva, exercícios práticos, fixação do conteúdo e a interpretação de texto, ao qual, apresentam baixa incidência de uso da internet, onde apenas 20% dos professores entrevistados usam essa ferramenta para organizar e mediar à comunicação com os alunos.

Entre os professores que mais usam internet e computadores com os alunos em atividades, são os professores mais jovens e a região do país que mais a utiliza, e a região Sul, conforme dados apresentado pela pesquisa, onde 56% dos educadores são da região Sul e 44% do restante do país.

Maiores informações desta pesquisa, você encontrará no site; www.cetic.br/educacao/2010