Conforme informou nesta terça-feira o Serviço Federal de Processamento de Dados, cerca de 200 sites de órgãos públicos brasileiros, entre eles sites de prefeituras, foram alvos de hackers na última semana. Diretor - Presidente do Serpro, Marcos Mazoni, falou que, "Ataques a sites públicos são rotineiros, continuamos administrando ataques, eles não pararam... estamos com mais do que o dobro de ataques do que o normal, e na semana passada, foi mais de dez vezes superior", disse.

Entre os alvos dos hackers está o Portal da Presidência da República, Receita Federal e o site do IBGE. Mazoni reiterou que nenhum dado sigiloso foi roubado dos portais, somente acessos a dados públicos e ainda garantiu que, "Nenhum dado saiu de nossas bases, não houve invasão de dados de base segura".

No Brasil, os ataques dos hackers contra os sites públicos têm como finalidade, mostrar a negação do serviço, no qual os hackers criam um excesso de acessos ao site para sobrecarregá-lo.

Para Marcos Mazoni, os hackers usaram endereços de IP que não tem origem garantida, conhecidos como IPs dinâmicos e segundo ele, até o fim do ano, os sites públicos mais suscetíveis já estarão com uma versão de IP mais avançada, na qual não haverá mais IPs dinâmicos e cada acesso ao site se equivalerá a um IP que permitirá identificar o usuário.

O Diretor-Presidente do Serpro ainda disse que, "Os ataques aos sites do governo configuram em crime e é passível a condenação criminal se forem descobertos.