Chegou ao fim de 2010 a liderança do navegador Internet Explorer, que terminou o ano de 2010 atrás do navegador Firefox. No último mês do ano de 2010 o Firefox alcançou 38,11% de quota no mercado europeu, já o Internet Explorer ficou com 37,52%.

Segundo Aodhan Cullen, CEO da StatCounter comenta: "Esta é a primeira vez que o Internet Explorer foi destronado do posto de número um num território importante". Também dá explicações sobre esse fenômeno: "Isto parece estar a acontecer porque o Chrome do Google está a roubar quota ao Internet Explorer, enquanto o Firefox está a manter a sua quota".

Realmente o Google Chrome está a ganhar quota de mercado no Velho Continente, com crescimento de 14,58% em comparação aos 5,06% em dezembro do ano passado, mesmo com esse crescimento do Google Chrome o Internet Explorer tem conseguido se manter na liderança do mercado de navegadores na América do Norte, com uma quota de 48,92%, seguido pelo Firefox com 26,7%, em terceiro aparece o Google Chrome com 12,82% e também na pesquisa ainda aparece na quarta posição o navegador Safari com 10,16% e o Opera na quinta posição com apenas 2,23%.

A Microsoft espera recuperar terreno com o lançamento do Internet Explorer 9; mas o Firefox não quer perder essa briga, pois também chega com o lançamento do Firefox 4.