A Microsoft iniciou bem o ano de 2011. Segundo informações do blog oficial do Internet Explorer, a versão beta do Internet Explore 9, o IE9, foi baixado desde seu lançamento em  setembro de 2010, mais de 20 milhões de vezes.

Conforme informações cedidas pelo instituto de pesquisa mundial NetApplications, o navegador IE9, possui aproximadamente 34,07% do mercado de navegadores da internet, assim, com grande preferência dos usuários.

Até novembro do último ano, o market share da web , somava  59,18% de todas as versões do Internet Explorer.

Segundo informações da Microsoft, quando disponibilizou o IE9, a empresa decidiu apostar numa interface mais simples e na rapidez da navegação - para combater o crescimento de browsers rivais como o Google Chrome e Mozilla Firefox. O navegador não roda em dispositivos com Windows XP, apenas Vista e 7.

Seguindo a listagem entre as escolhas dos usuários, em segundo lugar encontra-se o Firefox, da Mozilla, com 22,83%; em terceiro lugar vem o Chrome, da Google, com 8,5%;   em quarto lugar está o Safari, com 5,36% e em quinto, o Opera, com apenas 2,29% das escolhas mundiais.