Governo chinês proíbe uso do Skype, somente permite o uso de ligações telefônicas por suas duas redes estatais, a China Telecom e a China Unicom, mas segundo o porta-voz do Skype nega essa informação, afirmando que: "Usuários na China no momento acessam o Skype via TOM Online, parceiro majoritário em joint venture".

No embalo, o governo chinês já baniu sites como Twitter, Facebook e You Tube. Em março também foi retirado do ar o serviço de busca do Google, depois da empresa de internet parar de censurar as buscas conforme obrigatoriedade do governo chinês.

Wang Chen, deputado-chefe do Departamento de Propaganda chinês, afirmou que em novembro, "350 milhões de itens com informações prejudiciais, incluindo textos, imagens e vídeos, foram deletados da internet do país".

O  Skype já vem usando desde setembro de 2007 os serviços prestados em conjunto com a TOM, empresa de Hong Kong, segundo especialistas afirmam que será muito difícil ou até mesmo impossível que a proibição funcione, pois os usuários chineses poderiam baixar na internet outras versões do Skype, usando assim o serviço fora do país.