CADASTRE-SE

14 Categoria: Artigos » Tecnologia

Como estudar informática para concursos públicos

Por Rafaela Pozzebon
Data:

Os concursos públicos movimentam excelentes oportunidade de garantir o seu futuro. E você que deseja entrar em um concurso público já deve ter se perguntado muitas vezes: Como estudar informática? O que será que irá cair?

Você que deseja entrar em um concurso público já deve ter se perguntado muitas vezes: Como devo estudar informática? O que irá cair? Se este for seu caso, não se desespere, além de ter muitos concorrentes com a mesma dúvida, existe sim dicas para resolver essa questão. Atualmente, grande parte dos concurseiros sabe informática, conhece muitas tecnologias e sabe bem lidar com o computador. Porém, saber resolver questões de informática, poucos realmente estão preparados.

Veja também:

estudar informática para concursos públicosOs concursos públicos estão, hoje em dia, com um grau de dificuldade bem maior que um tempo atrás. Isto deve-se ao fato que, qualquer empresa, seja pública ou privada, está buscando cada vez mais profissionais bem preparados para assumir um cargo.

Passar em um concurso público depende de muito esforço e dedicação. As vagas estão cada vez mais concorridas e os interessados nelas cada vez mais preparados. Na prova do concurso é indispensável resolver todas as questões e assim, mesmo que tenha uma matéria que não goste muito ou que tenha dificuldades terá que estudar e se preparar.

Em cursos preparatórios ou mesmo em conversas informais, os concurseiros costumam dizer que a prova de informática é uma das que mais incomoda, já que, muitos julgam que conhecem bem o funcionamento de um computador, sabem lidar com os diferentes programas, etc., porém, na hora da prova, as questões não estão de acordo com os seus conhecimentos prévios.
Confira abaixo algumas dicas simples para você se sair bem nas provas de informática:

  • Nunca pense que saber lidar com o computador significa estar preparado para as provas;
  • Estude sempre para conhecer os termos técnicos usados nas provas;
  • Tente decorar certos nomes de ferramentas, botões, menus, etc. Prova de informática, como qualquer outra disciplina, exige sim um pouco de conteúdo decorado;
  • Procure sempre realizar provas de informática de outros concursos públicos. Assim, você saberá exatamente como é a cobrança e o nível das questões.

Como não sou uma profissional na educação de informática, separei algumas dicas do renomado professor  William Douglas. Confira abaixo:

ESTUDE informática

Muitos candidatos imaginam que podem deixar esta matéria para o final, que a mesma não tem muito peso. Ás vezes temos fortes conhecedores da disciplina de direito ou português ou contabilidade e que não sabem nada de informática e acham que poderão aprender esta matéria em quinze ou trinta dias. É um engano cruel. Informática, como qualquer outra disciplina necessita de um certo tempo de dedicação para amadurecimento de ideias. Dedique a ela pelo menos uma hora por dia, o que não é muito. Lembre-se que em muitos concursos é necessário uma nota mínima para cada disciplina, independente do total de pontos.

NUNCA deixe de ler o edital minuciosamente

Conheço candidatos que só não passaram porque não leram as regras para classificação, como proceder com a folha de gabarito, títulos de redações, critério de pontuação, etc.

Chegue ao local da prova bem antes do horário, faça como os mineiros, não perca o 'trem'. 
Se você chegar ao local segundos antes do fechamento dos portões, posso garantir que seu estado emocional ficará prejudicado.

Atenção a imagens

Em caso de questões com figuras, observe atentamente as figuras, todos os seus ícones, textos, mensagens da barra de status, barra de títulos, etc. Cada detalhe pode ser a diferença. só depois de reconhecida a figura passe para as questões lendo uma palavra de cada vez.

Leia atentamente as questões

Embora possa ser aparentemente verdadeira, um pequeno detalhe no final pode torná-la falsa. Se tiver certeza deste detalhe falso, não perca mais tempo com a questão.


Marque apenas as questões que tiver absoluta certeza.
Principalmente as do tipo "uma errada anula uma certa" (CESPE) Em caso de dúvida passe para a questão seguinte.


Se uma questão parecer demasiado difícil, ignore-a.Evite que a mesma venha a interferir no seu equilíbrio emocional.


Cuidado com expressões do tipo:
“sempre”, “geralmente”, “toda vez que”, “removida”, “excluída”, “exceto”, “somente”, “nunca”, “apesar de”, “integralmente”, 'respectivamente', 'uma das formas de', elas podem significar a diferença entre o certo e o errado.

Use o tempo

Gaste todo o tempo relendo as questões após finalizar a prova, mesmo que todos os candidatos já tenham terminado. O tempo estipulado é seu e você deve gastá-lo para fazer uma prova satisfatória, sem se preocupar com os demais.

Marcação do cartão

Meia hora, no mínimo, antes do término do tempo de prova, comece a marcar o cartão. Já ouvi comentários do tipo: "Não deu tempo de marcar todo o cartão' ou 'você acredita que errei x respostas na hora de marcar o cartão?" Primeiro, marque as respostas suavemente a lápis, de forma que se possa alterá-las com facilidade em caso de mudança de ponto de vista ou erro no preenchimento do cartão. Após confirmar suas respostas, reforce a marcação.

Cartão marcado

Em concursos em que um item marcado errado anula um item corretamente marcado, nem sempre o melhor candidato é o que acerta mais. Poderá ser o que errar menos.

Conhecimento amplo

Atualmente há uma tendência a classificar candidatos que possuem uma visão ampla dos fatos. Exemplo disso é a mistura de matérias na mesma questão. Você poderá estar fazendo um item de informática e errar por não saber o significado de um termo(português). Exemplo: Valor nominal e valor real. Ou até mesmo uma questão jurídica em plena prova de informática ou um termo aritmético equivocado numa questão de Excel.

Rascunhe

Faça rascunhos, desenhe, não tente montar quebra-cabeças na mente. Passe para o papel, desenhe tabelas do Excel e vá preenchendo aos poucos, à medida em que o enunciado for desenrolando.

A Banca

Cada 'Banca' contratada para elaborar provas possui um perfil diferente, enfocando temas e aspectos diversos. Reúna todas as informações disponíveis acerca do promotor do evento.

Espero ter contribuído com aqueles que estão na luta para entrar em um concurso público.

Lembre-se sempre: A chave do sucesso está na determinação e força de vontade. Estudem, muita garra!

Leia a seguir: O que é A-GPS?



Recomendados para você
Ainda restam dúvidas? Pergunte aqui em nosso fórum
Mais de Tecnologia



Comentários:

TOPO