CADASTRE-SE

Por que e quando e surgiu o e-mail?

2 18 45 4 Rafaela Pozzebon | Assunto: Internet

Saiba por que e quando surgiu o correio eletrônico. O e-mail, ou correio eletrônico, surgiu antes mesmo da internet. O sistema de envio de mensagens foi uma ferramenta de grande serventia para a criação da conhecida rede internacional de computadores.

Uma pergunta aos leitores da minha geração: Quem já enviou cartas pelo correio confeccionadas na escola onde estudavam? As pessoas da minha geração devem, igualmente a mim, ter aprendido a preencher um envelope corretamente e após enviar uma carta a um amigo ou familiar, certo? Pois é, as coisas mudaram, hoje em dia, nada mais de cartas pelo correio, ou alguém ainda costuma receber notícias de amigos e familiares através do correio?

Hoje em dia, quando queremos saber de alguém, buscar por informações ou mesmo mandar notícias, enviamos o e-mail. Sabemos das ferramentas instantâneas como MSN e redes sociais para uma conversa on-line, mas, o e-mail ainda é uma fonte muito eficaz de troca de mensagens.

Bom, para quem não sabe, o e-mail, ou correio eletrônico, surgiu antes mesmo da internet. O sistema de envio de mensagens foi uma ferramenta de grande serventia para a criação da conhecida rede internacional de computadores.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3352/td_email.jpg

O e-mail surgiu através de troca de mensagens entre usuários de computadores e, o primeiro a que se tem notícia, aconteceu no ano de 1965. Nesta ocasião, a troca de mensagens possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Para quem não sabe, mainframe é um computador de grande porte, especializado no processamento de um grande volume grande de informações. Ao que se sabe, os primeiros sistemas criados com essa funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.

Essa troca de informações usada na época, em pouco tempo transformou-se em um “E-mail em rede”, essa ferramenta fazia com que os usuários de diferentes computadores pudessem trocar mensagens entre si. Não se sabe ao certo qual foi o primeiro sistema que permitiu o e-mail em rede, no entanto, a informação que temos é que o sistema AUTODIN, datado de 1966, pode ter sido o primeiro sistema que permitiu essa troca de mensagens entre computadores. Especula-se também no sistema SAGE que, para alguns estudiosos da área, pode ter sido usado antes mesmo AUTODIN.

Há relatos em que a rede de computadores ARPANET, que foi desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados, teve uma grande participação para a evolução do e-mail no ano de 1969, já que, eles tinham grande interesse em interligar todos os acontecimentos de suas bases militares com outros departamentos do interesse americano.

Já no ano de 1971, o programador Ray Tomlinson introduziu o sinal @ com o objetivo de separar os nomes do usuário e da máquina no endereço de correio eletrônico. Tomlinson, inegavelmente teve uma grande participação na elaboração final do e-mail, principalmente por ter criado os programas de e-mail SNDMSG e READMAIL. Infelizmente não há registro da primeira mensagem enviada por Tomlinson, já que ela não foi preservada na época. A mensagem dava conta de um anúncio disponibilizando um e-mail em rede. A partir dessa ferramenta, o uso do e-mail foi se aprimorando cada vez mais e hoje, como sabemos, existem milhares de locais aos quais podemos ter uma caixa de correio on-line e, as tradicionais cartas de papel escritas à mão, perderam espaço graças a pessoas que acreditaram no envio de mensagens instantâneas.

Leia a seguir: Plágio na internet: o que fazer?



Você precisa ler isto:

Comentários

TOPO