CADASTRE-SE

Como denunciar perfis falsos no Twitter, Facebook e Google+

27 142 435 32 André Prior | Assunto: Internet

Os perfis falsos (conhecidos como “Fake”) são usuários que criam personagens alimentados por informações falsas ou perifs assumindo identidades de outros usuários. Por trás destas contas, os “fakes” pretendem ocultar suas identidades reais para diversas finalidades...

O que são os perfis falsos

Os Perfis falsos (conhecidos como “Fake”) são usuários que criam personagens alimentados por informações falsas ou perifs assumindo identidades de outros usuários. Por trás destas contas, os “fakes” pretendem ocultar suas identidades reais para diversas finalidades: Viver em um mundo virtual e fazer novos amigos, roubar de informações privadas de outros usuários, dentre outros. Os dois principais agentes responsáveis pela criação destas contas tem sido a falta de aceitação pessoal e os Crimes Cibernéticos.

No inicio das redes sociais, os perfis falsos eram utilizados para roubo de identidade de celebridades, onde seus utilizadores respondiam à outros membros com características similares às atitudes de seu perfil, facilmente adquirindo o carisma público. Com a falta de orientação, muitos usuários das redes contribuíram para o crescimento dos perfis falsos que arrecadaram adeptos à relacionamento e consequentemente divulgavam-se pelos perfis de seus amigos, momento que se tornou propício ao perfil falso promover festas, eventos e até mesmo vender produtos.

O mesmo aconteceu com as “comunidades”, onde usuários assumiam nomes de marcas famosas para aglomerar membros e ditar suas regras de participação, locais de publicação, penalidades e propagandas. Devido a isso as diversas empresas recorreram à justiça para reaver seus nomes comerciais dentro das redes e então iniciarem o Social Commerce de maneira profissional.

Psicólogos já notam que o uso do “Fake” tem causado dependência e distúrbios em seus usuários, já que os mesmos assumem uma vida virtual onde podem ser quem querem e fazer o que quiserem, essa atitude causa um conflito de identidade e em casos extremos necessita de acompanhamento profissional intensivo para o completo desligamento da vida falsa.

A Internet sem dúvidas trouxe a aproximação das pessoas, no inicio dos relacionamentos virtuais onde eram populares as salas de bate-papo já notava-se que a maioria das pessoas omitiam suas informações por questões de segurança, lembrando que as políticas de uso são diferentes das utilizadas nas redes sociais e nem sempre é obrigatório o cadastro para participação.

A falsidade de perfil tem atingido diversas redes sociais além das que vamos citar abaixo. Uso como exemplo o “Linked in” que à princípio é para ser utilizado profissionalmente por seus membros, exibindo informações acadêmicas e sobre trabalhos realizados.

Como descobrir quando um perfil é falso

Descobrir a falsidade de um perfil é cada vez mais difícil, os criadores do “Fake” normalmente participam de comunidades e fóruns para se ajudarem. Eles trocam fotos, criam famílias virtuais, comunicam-se como pessoas reais diariamente.

Se o perfil é falso ou não, você só poderá descobrir se de fato conhecer a pessoa. Se acaso entrar em dúvida sobre algum conhecido é recomendável que entre em contato com esta pessoa por algum outro meio afim de identificar a veracidade das informações. Todavia informações familiares, bens e afins jamais devem ser declarados na internet, mesmo que o perfil amigo seja de confiança ele está sujeito à ataque hacker e as informações podem ser fisgadas por criminosos. Muitos dizem que podemos confirmar que a pessoa é real por meio de vídeo chat, essa idéia é completamente errada por dois motivos:

  1. Independente da aparência a pessoa pode omitir informações relacionadas à localização, idade, grau de escolaridade entre outros.
  2. Existem softwares que permitem utilizar vídeos gravados para apresentação durante vídeo chat, assim como softwares que permitem alteração na voz.

Como denunciar no Orkut

Políticas do orkut: Políticas de Conteúdo do orkut
As Políticas de Conteúdo a seguir são regras para serem compartilhadas e seguidas pelos membros do orkut. O orkut é um lugar onde os usuários podem expressar suas próprias crenças e valores, e as nossas Políticas de Conteúdo ajudam a manter um ambiente positivo que permite tal expressão. Estas políticas devem ser aplicadas a todo conteúdo disponível no orkut, tanto em perfis, como em comunidades, e serão atualizadas de acordo com as necessidades do orkut e das ferramentas disponíveis, por isso recomendamos que você revise este documento com freqüência.

Nós levamos estas Políticas de Conteúdo do orkut a sério e pedimos que você também as respeite. Como membro do orkut, você tem certas responsabilidades a si mesmo e aos outros usuários.

Como denunciar abusos
Se você acredita que alguém está violando estas Políticas de Conteúdo, use o botão ações, no topo da página, e em seguida denunciar abuso na página do perfil ou comunidade em questão. Se você clicar em 'denunciar abuso', nós analisaremos a sua denúncia e tomaremos as medidas adequadas. Tenha em mente que nem todas as denúncias resultarão em remoção de conteúdo. Nós encorajamos nossos usuários a utilizar perfis e comunidades no orkut para compartilhar idéias livremente. Entretanto, temos restrições a certos conteúdos e comportamentos inapropriados. Clique nos links abaixo para ler sobre tais restrições. A violação de qualquer uma destas restrições pode resultar na suspensão ou remoção de um perfil ou comunidade.

Roubo de identidade (personificação)
Nós não permitimos perfis que roubem a identidade de outras pessoas ou qualquer comportamento que seja enganoso ou tenha como propósito propagar conteúdo enganoso. Veja mais informações sobre roubo de identidade no orkut.

Informação privada e confidencial
Nós não permitimos a publicação não-autorizada de informação privada e confidencial de uma pessoa, como números de cartão de crédito, números de identidade, números de passaporte, números de carteira de motorista ou outros documentos, ou qualquer outra informação que não esteja acessível publicamente. Para proteger sua própria informação privada e confidencial, tenha cuidado com o tipo de conteúdo que você compartilha com outros.

Direitos autorais
Nós responderemos a denúncias claras de infração de direitos autorais. Para registrar uma reinvidicação oficial, denuncie uma violação de direitos autorais e também veja o regulamento sobre direitos autorais.

Dicas importantes: Denunciar roubo de identidade no orkut
Para registrar uma reclamação de roubo de identidade no orkut, você precisa provar que o perfil falso está fingindo ser você. Para ser considerado roubo de identidade, o perfil que finge ser você precisa estar usando um nome idêntico (ou que seja bem parecido) ao seu nome real, como consta no seu documento.

Como o orkut oferece uma plataforma para que os usuários possam postar e compartilhar informações, nós não podemos determinar a precisão do material postado por terceiros. Sendo assim, caso você se depare com um perfil fingindo ser você, tente entrar em contato com o autor desse perfil falso ("perfil fake") para solicitar que ele seja removido.

Só poderemos processar reclamações efetuadas pela pessoa cuja identidade foi falsificada. Se você encontrar um perfil que tenha roubado a identidade de algum amigo ou familiar, não poderemos removê-lo a não ser que essa pessoa entre em contato conosco por meio da denúncia de falsificação de identidade descrita abaixo:

Além disso, nós não podemos tomar qualquer providência caso não seja anexado um documento de identidade válido com foto, como carteira nacional de habilitação, RG, carteira de trabalho etc.

Informações necessárias
Para podermos processar a sua solicitação, será necessário incluir as seguintes informações no formulário on-line abaixo:
  1. Seu nome completo, como consta no seu documento.
  2. Seu endereço de e-mail.
  3. O nome de seu perfil no orkut (se você tiver um perfil).
  4. O endereço do seu perfil no orkut (se você tiver um perfil).
  5. O nome do perfil no orkut que está se passando por você.
  6. O endereço da página principal do perfil no orkut que está se passando por você.
  7. Qualquer outro detalhe que sustente a sua reclamação.

Caso você possa providenciar todas as informações necessárias listadas acima e tenha um perfil do orkut, preencha o formulário de falsificação de identidade para usuários do orkut. (http://www.google.com/support/orkut/bin/request.py?contact_type=imp_profile)

Caso você possa providenciar todasas informações necessárias listadas acima e NÃO tenha um perfil do orkut, preencha o formulário de roubo de identidade para não usuários do orkut. (http://www.google.com/support/orkut/bin/request.py?hl=pt-BR&contact_type=imp_noprofile)

Pedido de remoção de perfil de usuário falecido no Orkut:
http://www.google.com/support/orkut/bin/request.py?hl=br&contact_type=deceased

 

Como denunciar no twitter

Política de Representação

O que é Representação?

Representação é o ato de se fazer passar por uma pessoa com a intenção de enganar terceiros. A representação é uma violação das Regras do Twitter e pode resultar em suspensão permanente da conta. Os usuário do Twitter podem criar contas de fãs, para comentários e paródias. Consulte a página Política de Contas de Paródia no Twitter para mais informações sobre tais contas. O que fazer se a minha Marca Registrada/empresa está sendo representada ou usada indevidamente? As empresas devem reportar contas que usam indevidamente ou abusam do uso da marca registrada enviando uma denúncia na nossa página da Política de Marca Registrada. Por favor consulte esta página para obter informações específicas sobre o assunto.

Quem pode denunciar uma representação?
As pessoas competentes para denunciar a representação são; as pessoas que estão sofrendo a representação ou um agente, legalmente autorizado para agir em nome desta.

Quais as informações necessárias para a denúncia de representação?
A fim de investigar a representação, nós solicitamos as seguintes informações:
  • Nome do usuário que está se fazendo passar por você (ou a URL do perfil):
  • Seu nome e sobrenome:
  • Seu nome de usuário no Twitter (se você tiver um):
  • Endereço:
  • Telefone:
  • Breve descrição do conteúdo representado:

Se você não é a pessoa envolvida na representação, mas possui poderes legais para responder em nome desta, por favor inclua as informações acima bem como as seguintes informações:
  • Seu nome:
  • Telefone:
  • Fax:
  • Website da Empresa:
  • Endereço de e-mail com domínio da empresa:
  • Seu cargo e relação jurídica com a pessoa/entidade envolvida:

Como denunciar uma representação?
Para denunciar uma representação, envie um bilhete ao nosso Centro de Ajuda com a informações solicitadas acima. Certifique-se de selecionar a opção 'representação' no menu. Se o bilhete for enviado enquanto você estiver logado na conta do Twitter, você poderá verificar seu status a qualquer momento, visitando sua página inicial e clicando na opção "verificar bilhetes existentes". Se você não possui uma conta no Twitter, por favor visite solicitação de bilhetes e clique na opção "Não tem uma conta? Problemas de login?". Assim que o bilhete for submetido, você receberá uma confirmação por e-mail com mais informações.

(Link para enviar um bilhete: http://support.twitter.com/forms/impersonation)



Fonte: http://support.twitter.com/

O que é a Política de Marcas Registradas no Twitter?
Usar o nome, marca, firma ou denominação, logotipo ou outros materiais protegidos por uma Marca Registrada, de forma a induzir erro ou confusão à uma marca, é considerado violação da política de Marcas Registradas.

Como o Twitter responde às denúncias de Violações da Política de Marca?
Quando recebemos denúncias de violações de política de marca registrada, dos detentores do registro de marcas federal ou internacional, nós revemos a conta denunciada e as seguintes medidas poderão ser tomadas:

  • Quando existe a clara intenção de enganar terceiros através do uso não autorizado de uma marca, o Twitter suspenderá a conta e notificará o usuário titular da conta.
  • Quando é determinado que uma conta está confundindo despropositadamente os usuários, uma oportunidade é dada ao titular da conta para esclarecer qualquer confusão gerada. Um nome de usuário de uma conta ativa poderá ser liberado ao titular de uma Marca Registrada sem aviso prévio.


O que não é considerado violação da Política de Marcas Registradas?
Usar uma Marca Registrada de forma diferente, de modo que não se confunda com o produto ou o serviço a que uma marca registrada foi concedida, não é considerado violação da política de marcas registradas do Twitter. O nome de usuário no Twitter é fornecido ao usuário que primeiro se cadastrar, e não poderá ser reservados. Para obter mais informações sobre porque um nome está indisponível, por favor leia nosso artigo de ajuda Por que eu não posso Registrar Determinados Nomes de Usuário.

Diretrizes para o Feed de Notícias, Comentários e Contas de Fãs.
Os usuários do Twitter podem criar feed de notícias, comentários, contas e relatos de fãs. O Twitter oferece aos usuários uma plataforma para compartilhar e receber uma ampla gama de idéias e conteúdos, e damos muito valor e respeito a expressão de nossos usuários. Devido a estes princípios, nós não acompanhamos ativamente o conteúdo das contas, bem como não editamos ou removemos conteúdos, salvo os casos de violações de nossos Termos de Serviço.
A fim de se evitar confusão de identidade, as informações no perfil de uma conta devem deixar bem claro que esta não é uma conta oficial da empresa ou entidade, mas simplesmente um feed de notícias/ comentário / conta de fã clube. Aqui estão algumas sugestões para distinguir sua conta:

  • Nome de Usuário: O nome de usuário de uma Marca Registrada não poderá ser usado como tema de um feed de notícias/comentários ou contas de fã.
  • Nome: O nome de um perfil não pode conter ou incluir o nome de marca registrada de maneira enganosa.
  • Bio: A Biografia deve incluir uma declaração que distingua a conta da marca registrada, tais como; "conta não-oficial", "conta do Fã-clube", "conta não afiliada a..."
  • Imagem de Fundo/Avatar: Uma conta não poderá utilizar imagens ou logotipos de uma Marca Registrada ou protegidos por Direitos Autorais sem permissão expressa.
  • Comunicação com outros usuários: Uma conta não poderá se comunicar com outros usuários, seja através de mensagens públicas ou privadas, com o intuito de enganar ou iludir terceiros, acerca de sua identidade.


Os usuários podem optar por usar uma linguagem diferente para indicar que uma conta não está associada à uma Marca Registrada/empresa/produto, desde que esta informação seja clara, incapaz de confundir, enganar ou ludibriar terceiros.

Se uma conta for denunciada por confusão, o usuário titular da conta poderá ser solicitado a fazer as mudanças necessárias para que a conta fique em conformidade com as nossas regras e boa prática.

Como eu Posso Fazer com que a Minha Própria Marca ou Afiliação Empresarial seja Clara e Evidente?
Nós recomendamos que você preencha todas as configurações do Twitter (nome da conta, localização, web e bio) para fazer com que os usuários percebam que a sua conta é uma conta oficial da sua empresa. Por favor consulte os artigos Como Mudar sua Foto ou Informação de Perfil para obter mais informações sobre como personalizar a sua conta. Nós recomendamos que sejam incluídos o website da empresa (se você tiver), a localização, bem como, uma biografia clara e descritiva da empresa e serviços.

Quais as Informações Necessárias a se Apresentar quando a Violação de uma Marca Registrada é Reportada?
A fim de investigar as violações da política de marca registrada, as seguintes informações serão requisitadas:

  • Nome de usuário da conta reportada (e.g., @safety or http://www.twitter.com/safety):
  • Nome da sua empresa:
  • A conta de sua empresa Twitter (se houver uma):
  • Website da empresa:
  • Sua Marca Registrada, símbolo, logo, etc. (e.g. Twitter):
  • O número do Registro da Marca:
  • Órgão de Registro (e.g., USPTO):
  • Nota: Um número de inscrição de Marca Registrada federal ou internacional é necessário.


Se o nome relatado não for uma marca registrada (como por exemplo, uma agência governamental ou uma organização sem fins lucrativos), entre em contato conosco:

  • Nome e sobrenome:
  • Título:
  • Endereço:
  • Telefone:
  • Fax:
  • E-mail(obrigatoriamente do domínio da empresa):
  • Descrição da confusão de identidade (e.g., conta se fazendo passar pela empresa, incluindo descrições específicas de conteúdo e comportamento):
  • Ação Solicitada (e.g., remoção da conta reportada ou transferência do nome desta conta para a conta da empresa titular da Marca Registrada):


Como Denunciar uma Violação da Política de Marca Registrada?
Os titulares das marcas registradas podem denunciar possíveis violações ao Time do Twitter, enviando uma solicitação através do bilhete. Por favor, envie os pedidos relacionados a violação de marca, do endereço de e-mail da empresa e seguindo o exemplo do formato acima para ajudar a acelerar a nossa resposta. Lembre-se de descrever claramente a razão pela qual a conta denunciada pode causar confusão ou ainda, prejudicar a sua marca.

Se você não tiver uma conta no Twitter ou estiver enfrentando dificuldade para entrar na conta, por favor visite o formulário de solicitação e siga as instruções abaixo do campo de login para enviar uma solicitação com uma conta.

Como denunciar no facebook

O Facebook sofreu várias mudanças ao longo do tempo, e uma dela diz respeito ao modo de segurança. Para denunciar um perfil que você considera falso, é muito simples fazer. Veja os passos abaixo:

1)No primeiro momento você deve acessar o perfil que considera falso;

2)Em seguida, no local onde diz “Mensagem”, é necessário clicar na seta e em seguida clicar em  “Denunciar página”. Após esse processo, uma janela com várias opções irá aparecer;

3)Na janela aberta é necessário clicar em “Continuar” após selecionar o tipo de denúncia;

4)Por fim, dependo da opção que escolher, irá aparecer uma última janela, clique no item que julgar mais adequado e após em “Continuar”.

O caso acima é sobre uma denúncia simples, caso necessite denunciar um assunto específico, poderá acessar o próprio link do Facebook que ajuda o usuário realizar uma determinada denúncia através de passos bem claros e simples.  Veja: http://www.facebook.com/report/

Obs: O Facebook irá analisar cada denúncia e após, se julgar necessário, irá remover o perfil ou mesmo a imagem que foi denunciada por algum motivo.

 

Como denunciar no Google+

O Google+, a mais nova rede social do Google, que veio para substituir o tradicional Orkut, iniciou com muitos adeptos, porém, muitos usuários são falsos ou, como também nas outras redes sociais acabam fazendo mal uso do espaço. Para você que não sabe como denunciar o comportamento inadequado nesta rede social, poderá seguir os passos abaixo:

1)Ao acessar seu perfil, veja no lado direito onde simboliza as configurações, clique em cima e em seguida, clique em “ajuda”;

2)Você será direcionado ao link http://support.google.com/plus/?hl=pt-BR&p=help_center;

3)Nesta página, no lado esquerdo da tela, na parte inferior, você deve clicar onde diz “Relatar Problema”;

4)Feito isso, você verá que aparecem várias alternativas que podem ser escolhida. Você deverá selecionar uma delas, de acordo com seu problema, e seguir os passos ao qual foram expostos.

O que são os perfis falsos

Neste artigo podemos analisar o quanto o fake é prejudicial às redes sociais, já que o mesmo é quase impossível de ser combatido. O roubo de identidade é um ato criminoso que deve ser punido com rigor, no Brasil temos leis que funcionam tanto no meio social quanto na Internet e as penalidades são as mesmas. Afim de não ter problemas com os "fakes" repasso orientações que me são úteis: Adicionar pessoas próximas já conhecidas, manter contatos por outros meios de comunicação além das redes sociais e manter-se atualizado sobre os "golpes" praticados por criminosos na Internet.

Espero que todos gostem do artigo, qualquer dúvida deixe um comentário! 

Leia a seguir: Plágio na internet: o que fazer?



Você precisa ler isto:

Comentários

TOPO