CADASTRE-SE

Qual a diferença entre HD e SSD?

5 40 1002 6 Rafaela Pozzebon | Assunto: Hardware

O que é um HD e como funciona? O que é um SSD e como funciona? Quais as diferenças? O que um ganha do outro? O Hard Disk, que significa disco rígido, é um dispositivo que armazena todos os dados do computador, como também todo o sistema operacional e ainda os arquivos pessoais.

O que é um HD e como funciona?

O Hard Disk, ou simplesmente, HD é uma peça muito importante para o funcionamento do computador. O Hard Disk, que significa disco rígido, é um dispositivo que armazena todos os dados do computador, como também todo o sistema operacional e ainda os arquivos pessoais. O HD foi inventado há muito tempo, com o passar do tempo e a modernização dos equipamentos ele já sofreu diversas alterações.

O Hard Disk trata-se de um disco propriamente dito, ele possui vários componentes que fazem com que o computador consiga gravar vários tipos de documentos. Assim, quando uma máquina é desligada tudo que havia nela continuará no sistema. Deste modo, fotos, programas, documentos, vídeos enfim, tudo o que estiver em um computador, permanecerá no mesmo lugar cada vez que for desligada e ligada novamente a máquina. Para tanto, apesar do HD se chamar disco rígido, o usuário precisa ter muito cuidado com ele, pois qualquer manuseio pode acarretar em sérias conseqüências,como perder todos os documentos e arquivos guardados no computador.

Relacionado
O funcionamento do HD não é tão complexo, assim, dentro do HD existem discos com duas camadas, esses discos são chamados de "Platters". A primeira camada formadora é conhecida como substrato, podemos dizer que é um disco metálico no geral feito de ligas de alumínio. A segunda camada, por sua vez, é de material magnético na qual é armazenado os dados. No HD existe uma cabeça de leitura que são 3 agulhas, caso o HD tenha 3 platters, assim, elas gravam e fazem a leitura dos arquivos no HD quando está girando. Para gravar e ler os dados, essa cabeça de leitura mencionada anteriormente, tem funcionamento semelhante a um eletro imã, que é muito pequeno, porém preciso.

Deste modo, para gravar, a cabeça de leitura consegue organizar as moléculas de óxido de ferro da superfície da gravação fazendo com que os pólos positivos e os pólos negativos estejam alinhados. Conforme a direção que esses pólos estejam organizados serão marcados bit 0 ou 1. Cada arquivo possui uma quantidade de bit 0 e 1 e assim, para poder ler, o HD simplesmente interpreta essa sequência de bit 0 e 1.

O que é um SSD e como funciona?

Relacionado
SSD, em inglês, Solid State Disks, ou mesmo Disco sólido, em português, é um tipo de HD que usa chips de memória Flash no lugar dos discos magnéticos usados no HD normal, semelhantes aos cartões de memória e os pendrives. Ele é um tipo de HD mais moderno muito usado em notebooks. Sua construção é baseada em um circuito integrado semicondutor, feito em um único bloco. Este tipo de HD é muito mais resistente ao HD convencional pois não possui partes móveis, assim, são mais seguros a quedas e batidas, além de tudo, o consumo de eletricidade é muito menor e os ruídos praticamente são inexistentes. Além de todas as vantagens mencionadas acima, os SSDs são considerados mais seguros, pois não ficam expostos à ações mecânicas, diminuindo assim, o risco de erros ou falhas. Outra vantagem bastante evidente é que, por possuir tempo de acesso relativamente baixo, o desempenho ao executar diversos aplicativos e iniciar o computador é muito melhor.

Acima citamos várias vantagens do uso do SSD, no entanto, há algumas desvantagens que podem ser cruciais na escolha do HD. No entanto, quem quer bastante espaço, não deve escolher um SSD, já que, a capacidade de um HD convencional é muito maior. O “ciclo de vida” do SSD, isto é, o tempo médio de duração do disco, é muito menor se comprado ao tradicional. Os discos de estado sólido não possuem o funcionamento igual aos HDs que, podem ser sobrescritos muitas vezes. De acordo com especialistas e os próprios fabricantes, um mesmo setor de um SSD pode sofrer um número limite de 10 milhões de escritas, isso na melhor hipótese.

Abaixo veja a tabela comparativa entre o HD e o SSD:

 

HD

SSD

Peso

Aproximadamente 500 gramas

Aproximadamente 90 gramas

Comprimento

14,4 cm

10 cm

Tempo de leitura

8,5 ms

0,2 ms

Resistência a impactos

300 gramas

1.500 gramas

 

Veja o vídeo de comparação entre HDD e SSD:

Leia a seguir: MITO ou VERDADE: Tirar o pendrive sem remoção estraga?



Você precisa ler isto:

Comentários

TOPO