Aprenda como configurar o outlook. Nesse artigo vou ensinar você a configurar o e-mail do Microsoft Outlook Express. Particularmente, comecei a usar o Outlook Express quando criei um e-mail com meu próprio domínio. O Webmail que eu usava para ler e enviar e-mails não me agradava, então resolvi configurar este excelente Cliente de e-mails da Microsoft, o Outlook Express. Existem vários no mercado, mas não encontrei motivos para poder desfazer-me do Outlook.

Enfim, vamos começar a configurar o Outlook Express. Pra você configurar o Outlook, é necessário que você tenha uma conta de e-mail que possibilite o uso de servidores de e-mail. É importante que você saiba também o que significa POP3 e SMTP! Então vamos a um aprendizado básico e rápido do que vamos configurar mais adiante:

  • POP3 - Post Office Protocol, é um protocolo usado para recebimento de e-mails.
  • SMTP - Simple Mail Transfer Protocol, é um protocolo que permite enviar e-mail.

Notou a diferença? Um recebe, outro envia. Por isso a importância de você saber qual seu servidor POP3 e SMTP. Sabendo isso, só resta configurarmos nosso servidor de e-mail Outlook Express. O Outlook que eu uso é o Outlook Express 2003. Mas não tem muita diferença de outras versões.

Abra o programa:
Vá em FERRAMENTAS > CONTAS DE EMAIL

Deixe a opção ADICIONAR UMA NOVA CONTA DE EMAIL marcada. Clique em AVANÇAR.


Marque a opção POP3. Clique em AVANÇAR.


Essa área é a mais importante!

Informações do usuário para configurar o Outlook:


Nome: coloque seu nome
Endereço de e-mail: Esse endereço pode ser qualquer um que você tenha, pode ser até o e-mail que você vai configurar no Outlook. Esse e-mail que você coloca nessa opção vai receber o e-mail de teste.


Informações do servidor para configurar o Outlook:


Servidor de entrada de email (POP3): Aqui você coloca o endereço do POP3 de seu servidor de email.
Servidor de saída de email (SMTP): Aqui você coloca o endereço do SMTP de seu servidor de email. Infelizmente não posso ensinar exatamente como configurar, pois cada servidor de email é diferente do outro.


Informações de Logon:


Nessa área você usa os dados que você tem cadastrado na sua conta de e-mail.
Nome de usuário: é o endereço que você usa para acessar sua conta de email.
Senha: é a senha que você usa para acessar sua conta de email.

Nota: Antes de passar para o próximo passo, clique em TESTAR CONFIGURAÇÕES DA CONTA. Se não der nenhum erro, o próximo passo não precisa ser efetuado. Basta clicar em AVANÇAR e depois em CONCLUIR.


Clique em MAIS CONFIURAÇÕES:


Vá até a aba AVANÇADO, em: Servidor de entrada (POP3): coloque a porta do seu servidor POP3. E marque a opção ESTE SERVIDOR REQUER UMA CONEXAO CRIPTOGRAFADA (SSL). Pra finalizar clique em OK.

Feito isso, clique TESTAR CONFIGURAÇÕES DA CONTA. Se não ocorrer nenhum erro, você estará apto a usar o Outlook Express.

Pessoal, é isso aí. Quaisquer dúvidas postem aí, se possível, ajudarei.