Crescer no YouTube parece uma batalha difícil se você for um YouTuber Pequeno com menos de 10.000 inscritos. Entretanto, existem algumas coisas simples que podem ajudar você a melhorar o seu canal do YouTube em 2018, independentemente de quantos assinantes você tenha atualmente.

Se você quer ganhar seguidores ou, pelo menos, publicar conteúdo decente que obtenha um bom número de visualizações e curtidas, precisará fazer mais do que apenas se tornar um membro contribuinte do YouTube. Aqui estão algumas dicas úteis para garantir que você aproveite ao máximo seu empreendimento neste mundo da criação de conteúdo.

8 dicas para o sucesso no YouTube

Faça o melhor com o que você tem

Não se deixe intimidar ao observar os valiosos valores de produção de suas estrelas favoritas do YouTube, diz Roberto Blake, criador de conteúdo do YouTube e empreendedor, que dá dicas e truques no canal de YouTube Creators. Eles também começaram por baixo.

Você pode começar usando um smartphone, GoPro ou qualquer outra câmera. Se você tiver um equipamento melhor, use isso. O importante é fazer um ótimo vídeo e não se preocupar com a qualidade do aparelho utilizado.

Blake observa que o blogueiro Marques Brownlee fez 78 vídeos antes de conseguir seus primeiros 100 inscritos no YouTube.

"Todo mundo começa no zero", diz Blake, que viu sua base de assinantes crescer de 10 mil no primeiro ano, para 20 mil no segundo ano e 70 mil no terceiro.

Escolha o seu nicho e foque nele

Começar um canal no YouTube dedicado à moda ou à fotografia não faria sentido em 2018. Blake diz que você deve escolher um nicho. Por exemplo, a moda está super saturada, observe ele, mas talvez seja melhor focar em sapatos masculinos ou acessórios para o empreendedor de tecnologia para se destacar".

Cuidado com suas miniaturas

Depois de produzir e editar seu vídeo, a maneira mais importante de ser descoberto no YouTube é com uma excelente imagem em miniatura.

"A Apple não se tornou uma empresa de trilhões de dólares só porque produziu ótimos produtos", diz Blake. "Há também uma qualidade estética em tudo que eles fazem."

Para uma qualidade consistente e altamente visual para o seu vídeo, é necessário atrair visitantes com uma ótima miniatura, diz Blake. Isso geralmente significa um close-up de um rosto (que é você, mostrando que você é o ator principal) com um grande título, mas legível em smartphones.

Inscreva-se para participar do programa de parceiros do YouTube

Quando o canal atingir o limite máximo de 4.000 horas de exibição e 1.000 assinantes em 12 meses, você poderá inscrever-se para participar do Programa de parceiros, e começar a aumentar os compartilhamentos de receita de anúncios do YouTube.

Quando estiver lá, leia as informações disponibilizadas pelo YouTube em seu Estúdio de Criador. Assista aos vídeos que estão recebendo cliques e observe os padrões. "Priorize o tipo de conteúdo com melhor desempenho", diz Blake.

Qualidade e duração

O algoritmo do YouTube premia criadores que produzem muito conteúdo e mantêm a rede atualizada. Mas também gosta de vídeos de alta qualidade, que recebem muitos comentários e compartilhamentos, além de ajudar a trazer e manter as pessoas no YouTube. Em vez dos vídeos curtos que costumavam ser usados ​​no YouTube, o conteúdo de qualidade de formato mais longo agora é vendido.

Produza o máximo que puder, sem queimar

Mais uma vez, a qualidade é a número 1, mas o YouTube premiará os mais ativos. Blake publica de três a cinco vídeos por semana, e sabe que quanto mais vídeos ele divulga, mais ele consegue colocar anúncios em seu conteúdo e receber as receitas. Mas o esgotamento é um problema real. O truque é mapear um plano e um cronograma que funcione para você.

Trabalhe sua rede para promover

Você não pode simplesmente jogar seu vídeo no YouTube e esperar que as pessoas o encontrem. O algoritmo do Google prefere que você traga pessoas para o YouTube, de preferência logo após o vídeo ser postado. Ele observa quantas pessoas sintonizaram o vídeo durante a primeira hora após postado.

"Você precisa maximizar as visualizações imediatamente e, se fizer isso, o vídeo terá um desempenho melhor", diz Blake.

Ele sugere promovê-lo antes de postar, trabalhando suas contas de mídia social, especialmente grupos do Facebook, e incentivando os seguidores a ver o vídeo com um teaser ou trailer, e seguindo com um link quando o vídeo completo estiver ao vivo.

Melhor hora para postar?

Blake está no fuso de Atlanta, mas tem uma base de fãs no Reino Unido, 4 horas a mais do que o seu fuso. Então ele posta às 11h, que são 15h tarde em Londres. "Tudo depende de onde está geograficamente o seu público", diz ele.

Por exemplo, se você vai postar vídeos para o público brasileiro, mas espera atingir portugueses e outros países que falam nosso idioma, como Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Princípe e Guiné Equatorial, então pense em postar vídeos cedo, pois a maioria desses países tem o fuso. Em portugal por exemplo, são 3 horas a mais do que aqui. Portanto, você pode publicar ao meio dia, e atingirá o horário de almoço no Brasil e o meio da tarde em Portugal.

Melhores dias para postar no YouTube

Para mais estatísticas sobre a audiência do YouTube, acesse TubeFilter.com.