Os streamings de vídeo, no geral, parecem que estão ocorrendo em tempo real, porém, os desafios tecnológicos normalmente impedem que tais fluxos possam ser transmitidos rapidamente, o que resulta em um atraso de segundos, que é chamado de "latência".

O YouTube, porém, encontrou uma solução que pode reduzir tal atraso. A partir de hoje, terça-feira (5), os publicadores de conteúdo na plataforma poderão escolher uma configuração de "latência ultrabaixa", o que permite que os vídeos cheguem ao público praticamente em tempo real.

Youtube diminui latência em transmissões

Antes era possível encontrar um atraso de até 10 segundos, agora, com a nova configuração o tempo pode ser reduzido para apenas "alguns segundos", conforme diz o gerente de vídeos ao vivo do YouTube, Kurt Wilms, para o Mashable. No entanto, ele não determinou um tempo exato. Em algumas pesquisas, sites mostram o valor de 1.74s de atraso, o que é realmente impressionante.

Para completar, a companhia está adicionando novos recursos de moderação de comentários para transmissões ao vivo. Os criadores também podem optar pela ferramenta de moderação automática de comentários, que é capaz de filtrar os textos identificados como spam ou mesmo relacionados a algum tipo de abuso.

Também será possível rever manualmente os comentários filtrados e determinar quais as palavras ou frases devem ser barradas.

Para completar, o YouTube ainda está atualizando o seu aplicativo para o sistema operacional iOS para poder ser compatível com a ferramenta ReplayKit da Apple, o que permite a transmissão da tela do iPhone diretamente para o YouTube.