Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para muitas pessoas e empresas. No entanto, o grande número de usuários também trouxe consigo uma série de problemas, como spam, golpes e violações de privacidade. Para proteger sua plataforma e seus usuários, o WhatsApp estabeleceu uma série de regras e políticas de uso.

Fui banido do Whataspp! Quais podem ter sido os motivos?

Neste artigo, vamos mostrar as principais razões pelas quais as contas do WhatsApp são banidas e como você pode evitar que isso aconteça. Confira:

Motivo 1: Enviar virus ou SPAM (mensagens repetitivas)

A Meta (empresa dona do Whatsapp, Instagram e Facebook) tem se dedicado a combater a transmissão de vírus e spam em suas plataformas. Com o objetivo de proteger seus usuários de golpes financeiros e roubos de dados, o Whatsapp agora restringe o encaminhamento de mensagens para apenas cinco contatos (antes eram 20). Além disso, a recomendação do aplicativo é que seus usuários tenham cautela antes de repassar qualquer informação, principalmente aquelas que prometem prêmios exageradas, como o "rei do pix", por exemplo.

.
Whatsapp. Fonte: Oficina da Net

A privacidade e a escolha sobre as mensagens são direitos dos usuários do WhatsApp e, por isso, o combate ao spam é essencial. Conteúdos com ofertas e propagandas falsas podem ser denunciados na funcionalidade "Denunciar spam" do aplicativo.

Motivo 2: Propagação de Fake News

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para a troca de mensagens, mas é preciso ter cuidado para não cair nas armadilhas da propagação de fake news. O serviço tem regras claras sobre esse tipo de comportamento, e quem as infringir pode acabar com a conta desativada. Durante as Eleições de 2018 e 2022 no Brasil, por exemplo, centenas de milhares de contas foram banidas por propagar notícias falsas com o intuito de prejudicar candidatos e instituições.

Para evitar ser banido do WhatsApp, é importante verificar as informações antes de encaminhá-las. O aplicativo implementou recursos para identificar fake news, mas é preciso que cada usuário faça a sua parte para não propagá-las. Verificar a veracidade das informações e buscar fontes confiáveis é a melhor forma de evitar cair nessas armadilhas. Muitas vezes, uma simples pesquisa no Google já é suficiente.

Motivo 3: Usar versões não-oficiais do WhatsApp

O uso de plataformas não-oficiais do WhatsApp é um risco para a privacidade e a segurança dos usuários. Esses serviços, como o WhatsApp Plus e WhatsAppGB não oferecem garantias de proteção de dados e podem ser usados de má-fé, além de violar os Termos de Uso do aplicativo real.

Recentemente, o WhatsApp emitiu alertas para cancelamento de contas de usuários que estavam utilizando versões modificadas do aplicativo de mensagens. Esses programas desenvolvidos por terceiros podem deixar os dados pessoais vulneráveis e ser um campo aberto para a ação de hackers.

Motivo 4: Práticas Ilicitas

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para a comunicação entre as pessoas, mas é importante lembrar que a sua utilização deve seguir as normas e leis vigentes do país. Qualquer prática ilícita no aplicativo, como a venda de produtos ilegais ou a promoção de atividades criminosas, é proibida e passível de punições severas.

Além disso, o assédio virtual também é uma conduta inaceitável no WhatsApp. Qualquer tipo de ameaça, intimidação ou perseguição pode ser denunciado e o infrator será banido do aplicativo. É importante lembrar que o uso da plataforma deve sempre respeitar os direitos e a privacidade dos outros usuários, para garantir uma experiência segura e saudável para todos.

Motivo 5: Ser denunciado/bloqueado muitas vezes

Ao abrir um novo negócio, diversas pessoas tentam adicionar o máximo de contatos possíveis, criando grupos para vender produtos ou cursos online, por exemplo. Mas é preciso cuidado: adicionar contatos em grupos sem a permissão das pessoas pode levar a denúncias e bloqueios, afinal, ninguém gosta de ser adicionado em grupos sem a sua permissão!

Além disso, é importante evitar o envio de conteúdos desnecessários em grupos com grande quantidade de participantes. Por exemplo, torcedores que entram em grupos da torcida do time rival para enviar memes ofensivos: Se os membros do grupo denunciarem o usuário em massa, o WhatsApp pode desativar a conta por entender que as mensagens enviadas por essa pessoa apresentam algum risco aos demais usuários do aplicativo.

Como evitar o banimento?

É preciso ter bom senso e agir sempre com respeito e ética nas interações via WhatsApp, como fora da Internet. Evite práticas que possam incomodar ou prejudicar outros usuários e sempre peça autorização antes de adicionar alguém em um grupo, confira a veracidade das informações antes de repassa-las, não venda drogas ou promova a violência e nem utilize versões pirata do aplicativo.

Com essas medidas simples, é possível utilizar a plataforma de forma segura e sem correr o risco de ser punido ou bloqueado.