A Samsung anunciou esta semana uma parceria para licenciamento com a empresa fabricante de placas gráficas AMD para implementar a tecnologia gráfica da linha de placas Radeon aos seus smartphones.

Pensando no futuro, a parceria se utilizará da arquitetura RDNA (Radeon DNA) utilizada para desenvolver núcleos das VGAs da família Radeon Navi.Uma das GPUs foi revelada recentemente, durante a Computex 2019: a AMD Radeon RX5700.

Informações mais aprofundadas acerca da nova arquitetura não foram disponibilizados ainda, porém já sabemos que ela fará com que a GPU consiga até 25% mais desempenho gráfico "clock a clock" em comparação com as placas de video Vega.

Aprimoramento dos chips Samsung

A Samsung comunicou poucas informações dizendo que essa aliança com a empresa AMD fará com que haja o desenvolvimento de chips gráficos com inovações na sua linha mobile. Provavelmente a arquitetura RDNA deve ser incorporada em breve aos chips topo de linha da família Exynos.

Não se sabe ainda quando será lançados os primeiros chips com tecnologia AMD pela Samsung. Por enquanto as duas empresas só comunicaram sobre o que foi acordado.

Foi falado que a AMD permitirá a criação de unidades gráficas baseadas na arquitetura RDNA para a utilização em smartphones e futuramente em outros dispositivos móveis. Além disso, a Samsung assumiu o compromisso de pagar royalities e taxas de licenciamento à AMD para conseguir desenvolver os seus chips da melhor forma possível.