A apple é conhecida por fazer, anualmente, o lançamento de seus novos produtos. E seguindo essa linha de raciocínio, em 2022, a Apple lançou o seu novo Apple Watch Series 8. Ele é o sucessor do Apple Watch 7 (lançado em 2021) e do Watch 6 (lançado em 2020).

Entretanto, a Apple também é conhecida por criar produtos que diferem pouco dos seus antecessores. Diante disso, é natural que as pessoas fiquem em dúvida sobre quais as diferenças entre os últimos modelos de smartwatches lançados pela companhia.

De olho nisso, vamos te mostrar abaixo, quais as diferenças principais entre os modelos 6, 7 e 8 do Apple Watch. Dessa forma, você vai saber se vale a pena comprar ou não, o novo modelo, ou se os modelos anteriores atendem a sua necessidade.

Quais as diferenças entre o Apple Watch 6, 7 e 8?

Crédito: Divulgação/Apple
Crédito: Divulgação/Apple

Abaixo, confira as principais mudanças entre os 3 modelos de smartwatches e saiba qual é o melhor para você.

1. Design e Qualidade de Exibição

Em geral, os três modelos se parecem muito, como você pode ver na imagem acima. Os três possuem a mesma forma retangular, com curvas suaves e estilo unissex.

O novo Apple Watch Series 8 tem uma tela que é 20% maior em relação aos seus dois antecessores. Isso não significa que o dispositivo em si é maior, e sim, que os painéis são mais finos - a tela quase se curva para os lados. Dessa forma, ele parece ter uma tecnologia mais alta, e mais futurista.

Além disso, esse detalhe facilita a interação com o Watch, e torna mais simples enviar uma mensagem de texto, por exemplo (há mais espaço para o teclado). Paralelo a isso, os três modelos suportam a tecnologia Always-On.

Para além da diferença da moldura, as telas são as mesmas: telas Retina densas, feitas com painéis OLED LTPO, que podem diminuir sua taxa de atualização para 1 Hz. Ademais, ambas as telas podem atingir até 1.000 nits para visibilidade sob luz solar direta.

Uma diferença importante entre os três, é com relação a proteção da tela: tanto o Apple Watch 7 quanto o 8, usam um cristal forte e resistente a rachaduras. Outro ponto importante a destacar, é que os modelos 7 e 8 contam com proteção contra poeira IP6X, bem como a proteção em natação WR50. Nesses quesitos, o modelo versão 6 fica para trás.

    2. Software e recursos

    Crédito: Divulgação/Canva
    Crédito: Divulgação/Canva

    Os três modelos suportam o watchOS 9, e, em geral, compartilham os mesmos sensores. Sendo assim, todos eles rastreiam seu oxigênio no sangue (SpO2), sua frequência cardíaca, elevação, sono, e com um recurso de ECG. Por outro lado, o Apple Watch 8 é um pouco mais completo que os antecessores no que diz respeito aos seus recursos. É dito isso, pois ele tem novos recursos: giroscópio de 3 eixos, e sensor de temperatura.

    Além disso, o Apple Watch 8 tem um recurso de rastreamento detalhado do Estágio do Sono, bem como um histórico de fibrilação atrial (AFib) e um rastreamento de saúde das mulheres mais preciso. Um dos novos sensores do modelo 8, é capaz de rastrear a temperatura corporal basal, bem como relatar períodos de ovulação (rastreando assim, os ciclos menstruais).

    Ademais, o Apple Watch 8 conta com um recurso incrível: a detecção de colisões. Graças a um novo giroscópio de 3 eixos no interior, ele pode reagir quando você é atingido pela frente, costas, lado ou está em um acidente de capotamento. O Watch 8 iniciará uma contagem regressiva e entrará em contato com os socorristas se você não estiver em condições de cancelar a chamada. Esse recurso também está disponível na mais nova série iPhone 14, mesmo sem um relógio no pulso.

    Por fim, vale ressaltar que apesar do Apple Watch 8 contar com todos esses recursos a mais, ele ainda deixa a desejar. É dito isso, pois ele ainda não conta com um sensor de glicose no sangue, nem um sensor de pressão arterial. Sendo assim, os modelos anteriores, em especial, a versão 7, ainda é uma boa opção.

    3. Duração da bateria e carregamento

    Crédito: Divulgação/Canva
    Crédito: Divulgação/Canva

    Os 3 modelos do Apple Watch contam com a mesma duração da bateria de 1 dia e meio. Ou seja, você pode usar o relógio por cerca de 18 horas. Com relação ao carregamento, os modelos 7 e 8 carregam totalmente em 1 hora e 20 minutos. Esse tempo equivale a 33% menos tempo do que o Apple Watch 6.

    Uma ótima novidade, é que os três modelos suportam o watchOS 9. Sendo assim, os três suportam o modo Low Power, que pode dobrar a vida útil da bateria do relógio. Esse recurso mantém alguma conectividade, embora você possa ganhar notificações com um atraso. Nesse caso, o Always On é desligado, bem como as leituras em segundo plano.

    4. Qualidade de áudio

    Crédito: Divulgação/Canva
    Crédito: Divulgação/Canva

    Desde a primeira geração, o Apple Watch tem um microfone interno e alto-falante, para que você possa receber chamadas do seu pulso. É o caso das Séries 6, 7 e 8.

    Não é super alto, mas os alto-falantes são claros o suficiente para entender o que alguém fala em uma chamada. Paralelo a isso, os microfones também fazem um bom trabalho de transmitir sua voz.

    Afinal, qual comprar?

    Os Apple Watches já são wearables bastante úteis - eles têm uma infinidade de rastreadores úteis, eles podem misturar, combinar e se encaixar em qualquer situação graças ao design não intrusivo e enorme quantidade de braçadeiras. Além disso, eles funcionam extremamente bem dentro do ecossistema da Apple e são rápidos.

    O Apple Watch Series 8 é melhor que o Series 6 e 7? Pouco.... Muito pouco. Tudo vai depender do que você gosta e precisa no seu relógio. Se você gosta de uma tela maior, a versão 8 é a melhor. Entretanto, nada impede que você pegue um dos modelos anteriores.

    Caso você seja mulher, e deseje acompanhar o seu ciclo menstrual, o modelo 8 é, sem dúvida, uma ótima opção de compra. Além disso, o recurso de detecção de quedas, também disponível no iPhone 14, pode salvar vidas.

    Dito isso, em geral, o Apple Watch Series 6 e 7 são tão poderosos quanto o Series 8. Sendo assim, eles podem atendê-lo bem por muitos anos. Além disso, se você quiser economizar R$, o modelo 6 e 7 são mais em conta.

    A partir do que foi exposto, é importante ressaltar que a melhor opção vai depender do que cada usuário deseja e espera do seu smartwatch. Obviamente, a versão 8, a mais recente, é mais completa. Porém, isso não significa que as versões anteriores não valem a pena: pelo contrário! Elas são tão boas quanto.