Recentemente a Oppo revelou uma nova tecnologia de câmera selfie sob o display. Segundo a fabricante chinesa de celulares, o sistema desenvolvido permite que se tenha bons resultados nas fotos "sem comprometer a integridade da tela". As soluções anteriormente demonstradas por outros fabricantes acabavam reduzindo a densidade de pixels na parte da tela onde a lente da câmera estava posicionada para permitir que a luz passe e chegue até o sensor de imagem. A solução encontrada para resolver este problema foi utilizar pixels menores para manter a mesma nitidez de 400 ppi do restante da área do display OLED.

Câmera sob a tela da Oppo

Segundo a Oppo, o usuário deverá notar que não há "quase nenhuma diferença visual entre a área onde está a câmera selfie e o resto da tela durante o uso diário, criando uma experiência visual muito mais envolvente". A empresa chegou a exibir a imagem de um protótipo de celular rodando um app de leitura de livros, o pior cenário possível para câmeras que ficam sob a tela devido ao fundo branco e o texto ser nítido.

Imagem de um protótipo de celular rodando um app de leitura de livros. Oppo

Também foi revelada uma foto tirada com a câmera selfie mostrando a qualidade da imagem que o novo sistema é capaz de entregar.

Foto tirada com a câmera selfie mostrando a qualidade da imagem que o novo sistema. Fonte: Oppo

Embora a imagem da foto acima pareça boa, temos de ter em mente de que o ambiente está bem iluminado. Além disso, é interessante salientar que embora se tenha alguns artefatos de cores em partes da imagem, o resultado é consideravelmente melhor do que a câmera sob a tela utilizada pelo celular ZTE Axon 20 5G.

Mesmo que a câmera apresentada pela Oppo seja melhor que o Axon 20 5G, a ZTE já possui um smartphone com a tecnologia no mercado e lançou nesta semana o Axon 30, que já possui o aprimoramento da tecnologia de câmera selfie sob a tela. De acordo com a ZTE, seu novo smartphone possui a mesma densidade de 400 ppi na área onde está a câmera, além de entregar uma melhor qualidade de imagem que o Axon 20.

A Oppo vem trabalhando na tecnologia de câmeras sob a tela há 2 anos, mas até o momento a empresa não chegou a lançar um celular que possua essa implementação. É difícil de dizer por enquanto o quão bom será o desempenho do sistema de câmeras sob a tela. Nos acompanhe para saber mais novidades sobre esta inovação que está chegando cada vez mais ao mercado de smartphones!