O famoso aplicativo de mensagens WhatsApp já está com 10 anos de vida e neste tempo o seu crescimento foi estrondoso, porém, segundo a empresa, é necessário focar mais no que está sendo mais utilizado e trazer melhorias como, por exemplo, trazer mais funcionalidades e segurança.

Quando o WhatsApp surgiu no ano de 2009, a utilização de celulares era bem diferente do que se vê hoje. A loja de apps da Apple tinha poucos meses de vida, cerca de 70% dos telefones vendidos nesta época possuíam sistemas operacionais da BlackBerry e Nokia. Já os sistemas operacionais da Google e da Apple - que representam hoje aproximadamente 99% das vendas atualmente - estavam presentes em menos de 25% dos smartphones vendidos na época.

Imagem ilustrativa do SO Windows Phone que perderá seu suporte ao app

Em detrimento desta grande mudança na utilização dos sistemas operacionais nos dispositivos móveis, o WhatsApp Messenger decidiu encerrar o suporte para certos celulares para que seja possível focar no que realmente irá fazer a diferença para a maioria dos usuários da plataforma. Veja abaixo o cronograma da empresa dos modelos e datas em que o suporte será encerrado com risco de o aplicativo não funcionar mais:

  • Nokia Symbian S60 - Depois de junho 30 de 2017.
  • BlackBerry OS e BlackBerry 10 - Depois de 31 de dezembro de 2017.
  • Nokia S40 - Depois de 31 de dezembro de 2018.
  • Todas as versões do Sistema operacional Windows Phone - Depois de 31 de dezembro de 2019.
  • Versão do Android 2.3.7 e anteriores - Depois de 1 de fevereiro de 2020.
  • iPhones com sistema operacional iOS 7 e anteriores - Depois de 2 de fevereiro de 2020.

Fonte: WhatsApp Blog