O sistema operacional do Google está presente em diversos modelos e marcas de smartphones e isso implica diretamente nas versões do sistema que são encontradas nos aparelhos.

Com a chegada do Android O, o Google levantou uma proposta para tentar organizar essa diversidade de versões encontradas nos diferentes aparelhos encontrados no mundo.

O projeto, intitulado como "Project Treble", prometido para o Google Pixel em uma parceria com a Qualcomm e o Snapdragon 821, deverá simplificar as atualizações do sistema operacional, fazendo com que a gigante das buscas possa lidar diretamente com o hardware.

Versões de Android devem chegar mais rápido a smartphones antigos
Versões de Android devem chegar mais rápido a smartphones antigos

A ideia é que as fabricantes fiquem responsáveis apenas pela parte estética do sistema, deixando as atualizações de drivers para o Google. O processo poderia acelerar o desenvolvimento de novas versões do sistema, com isso, dinamizando todo o processo de update.

Para completar a iniciativa, o Treble também poderá funcionar em aparelhos de outras marcas que tenham sido desenvolvidos antes mesmo da implementação do recurso.

Deste modo, se o modelo em questão for atualizado para o Android O, ele poderá também ser beneficiado com a chegada mais frequente das novas versões.

A revelação foi feita durante o podcast Android Developers Backstage, em que Romain Guy, Iliyan Malchev e Chet Haase disseram que, mesmo que não sido originalmente planejada, através das parcerias corretas, ela poderia acontecer.