O Galaxy S26 Ultra ainda nem foi lançado, mas já temos várias informações sobre o futuro Galaxy S27 Ultra, que deve ser anunciado em 2027. Após um rumor sugerir que ele deve chegar mais caro devido ao novo Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro, um relatório vindo da Coreia do Sul revelou que o aparelho pode trazer uma câmera com abertura variável, tecnologia utilizada pela Samsung no passado.

Galaxy S27 Ultra pode trazer câmera com abertura variável

Segundo informações da ET News, a divisão de dispositivos móveis da Samsung solicitou que a "Samsung Electro-Mechanics" e a "MCNEX" iniciem o desenvolvimento de sistemas de abertura variável para celulares. A reportagem descreveu que a empresa está "fortemente comprometida" em trazer esse recurso de volta.

A ideia de um smartphone com câmera de abertura variável não é novidade para a Samsung. A gigante sul-coreana introduziu um sistema de abertura dupla no Galaxy S9, permitindo que a câmera do aparelho alternasse entre f/1.5 e f/2.4. O recurso foi mantido no Galaxy S10, mas desapareceu complemente com a chegada da linha Galaxy S20.

Sistema de abertura variável do Galaxy S9

Para quem não conhece, uma câmera com abertura variável permite que a lente ajuste fisicamente a quantidade de luz que entra no sensor. Assim, uma abertura maior pode ser bastante útil em condições de pouca luz e até ajuda a criar um efeito de desfoque mais intenso, enquanto uma abertura menor melhora a nitidez e profundidade de campo em lugares mais iluminados.

Alguns rumores sugeriam que o recurso voltaria na linha Galaxy S26, mas isso agora parece improvável. Portanto, o foco da Samsung parece ter mudado para a linha Galaxy S27, mais especificamente a versão Ultra. Curiosamente, a possível decisão da empresa de implementar um sistema de câmeras com abertura variável chega em meio a rumores de que a Apple também deve introduzir essa novidade no iPhone 18 Pro e 18 Pro Max.

Via