Se você tem um smartphone Samsung, saiba que a fabricante disponibiliza um recurso que permite manter os arquivos em segurança. Na Pasta Segura você pode armazenar fotos que você não gostaria que ninguém visse, ou até mesmo um aplicativo que você usa em segredo, como o Tinder. Na galeria do dispositivo, qualquer pessoa que acessar seu smartphone (quando você empresta para fazer uma ligação, por exemplo) pode ver, mas na Pasta Segura, você pode ter uma senha apenas para ela (diferente da senha de desbloqueio do smartphone). Assim, apenas você poderá acessar o que está nesta pasta.

O que é a Pasta Segura da Samsung?

A Pasta Segura Samsung é uma pasta criptografada, que faz parte da plataforma de segurança Samsung Knox. Essa pasta segura podem salvar e ocultar arquivos como vídeos, imagens, aplicativos, contatos, etc. O conteúdo dessa pasta é protegido contra intrusos.

Essa pasta vem pré-instalada nos dispositivos Galaxy S9, S9+, Note 9, S10, S10+, Note 10 e Note 10+. Mas se você tem outro modelo de Samsung, pode usar a Pasta Segura em dispositivos com Android 7.0 Nougat ou superior. Basta baixar o app Pasta Segura na Google Play Store.

Download Pasta Segura

Como abrir a Pasta Segura da Samsung?

Para abrir a Pasta Segura, vá em "Pesquisar" no seu dispositivo e digite "pasta segura". (A opção deve aparecer após a digitação das primeiras letras). Se a Pasta Segura não aparecer no seu dispositivo Samsung, será necessário ativá-la primeiro. Vá em Configurações> Biometria e segurança > Pasta Segura.

Você precisará fazer login na sua conta Samsung para usar a pasta segura para poder redefini-la, se necessário. Se você não possui uma conta Samsung, precisará criar uma.

A Samsung irá exibir informações sobre como a Pasta Segura mantêm suas informações em segurança. Basta pressionar a próxima opção no canto inferior direito até chegar à opção Iniciar (localizada no canto inferior direito).

A Pasta Segura não seria segura sem uma medida de segurança para proteger seus arquivos. Você pode escolher entre padrão ou senha. Por exemplo, digamos que você decida adicionar um padrão. Você precisará inserir o padrão duas vezes antes de confirmar seu padrão de segurança.

A Pasta segura pode ser usada apenas com uma chave ou padrão de segurança ou autenticação biométrica. O conteúdo da Pasta segura pode ser copiado e restaurado em um novo dispositivo.

Para manter sua pasta segura ainda mais segura, é melhor que ela não apareça na tela de aplicativos. Quando estiver na sua pasta segura, toque nos três pontos no canto superior direito e selecione Configurações.

Quando estiver nas configurações da Pasta segura, verifique se a opção "Mostrar pasta segura" está desativada. Se estiver ligado, qualquer pessoa pode ver que você usa a pasta segura.

Dica: Para segurança adicional, é possível que as pessoas não vejam a senha da sua Pasta Segura. Para isso, dentro da Pasta Segura, vá nas Configurações e desmarque a opção "Padrão Visível".

Como usar a Pasta Segura da Samsung

A Pasta Segura refere-se a um espaço privado e criptografado no seu smartphone, criado pelo dispositivo e com base na plataforma de segurança Samsung Knox. Esse espaço seguro pode ser usado para armazenar e criptografar todos os dados e aplicativos particulares. Você pode ter arquivos privados, imagens, vídeos, contatos e muito mais na Pasta Segura.

Os dados dos aplicativos nativos comumente usados ​​também podem ser movidos para a Pasta segura. Todos os aplicativos e dados na Pasta Segura são protegidos separadamente no dispositivo, para que permaneçam completamente isolados de outros dados no dispositivo. Eles não podem ser acessados, a menos que a entrada seja autorizada pelo usuário através do tipo de bloqueio personalizado.

1. Na Pasta Segura, depois que ela for criada, use a opção "Adicionar aplicativos" para ter uma nova cópia de um aplicativo em execução na Pasta Segura, independentemente da que já está sendo usada no smartphone. Esta é uma maneira de ter várias contas de mídia social em execução em um dispositivo

2. Bloqueie a pasta segura assim que terminar. Você deve a usar o tipo de bloqueio configurado assim que desejar acessá-la novamente.

Como fazer backup e restaurar a Pasta Segura?

É sempre melhor prevenir do que remediar. É por isso que ainda é uma boa ideia criar um backup da sua Pasta segura.

Vá nas Configurações da pasta segura e escolha a opção Backup e restauração> Fazer backup dos dados da Pasta Segura. Escolha os arquivos que você deseja fazer backup e toque em Fazer backup agora / Restaurar agora.

Também é possível excluir um backup que você já criou. Vá em Configurações > Backup e restauração > Excluir dados de backup da Pasta segura. Escolha o que você deseja apagar e selecione a opção Excluir.

Como personalizar o ícone do aplicativo Pasta Segura?

Você também pode personalizar o ícone do aplicativo. Toque no ícone do menu na parte superior da tela e escolha a opção Personalizar. Você pode alterar o nome da pasta e escolher entre os ícones pré-instalados para disfarçar ainda mais ela.

Conclusão

Precaução nunca é demais quando se trata de manter suas informações seguras. Quanto mais sensíveis os dados, maiores serão as medidas de segurança. A Pasta Segura da Samsung é uma ótima maneira de manter essas informações confidenciais protegidas contra intrusos?

Você usa a Pasta Segura no seu dispositivo Samsung? Conte para a gente nos comentários abaixo. Confira nossas outras dicas para os dispositivos Galaxy, e também as últimas notícias sobre a Samsung.