Pokémon Sword and Shield teve e tem alguns pontos que não agradam, e tudo isso se replica em sua nova expansão Isle of Armor. Para iniciantes, eles são os primeiros jogos da série principal em um console doméstico. Então tivemos toda a controvérsia do Pokedex e o fato de um número significativo de Pokémon ter sido descartado - a primeira vez na série que aconteceu. Agora, pela primeira vez, temos uma DLC, que parece estar substituindo a "edição aprimorada" que normalmente seria lançada após jogos emparelhados (Como em Pokemon Yellow após Pokemon Red and Blue ou Pokemon Platinum após Diamond e Pérola).


The Isle of Armour é a primeira de duas DLCs no passe de expansão Sword and Shield de US $30 (ou R$ 125,39 aqui no Brasil), e oferece aos jogadores uma nova área para explorar - a Isle of Armour - junto com uma série de Pokémon que retornam para capturar. Na verdade, existem muitos Pokémon retornando na Ilha da Armadura, mais de 100 na verdade. Entre essa lista de devoluções de Pokémon há uma série de favoritos dos fãs, incluindo as sempre populares entradas de Red e Blue.

A Ilha da Armadura

A Ilha da Armadura também apresenta uma nova história, embora pareça mais apropriado chamá-la de uma missão paralela. Nele, você se juntará a um Dojo e concluirá uma série de tarefas antes de conhecer o novo lendário Pokemon Kubfu, que pode evoluir para o Urshifu, um Pokémon com duas possibilidades de evolução diferentes - o Urshifu do tipo duplo que você recebe depende de uma escolha do final da história da Ilha da Armadura. Você também encontrará um novo rival que enfrentará várias vezes ao explorar a nova ilha.

De início, não parece que haja muito na Ilha da Armadura. Eu era capaz de percorrer a história da expansão bem rápido, deixando-me com um novo Pokémon lendário ao meu lado e uma ilha para explorar mais detalhadamente. A Ilha da Armadura é como uma área selvagem mais emocionante - exceto por alguns prédios, a ilha é essencialmente um mundo aberto, com campos, cavernas, pântanos e até lagoas para explorar.


Os pokémons selvagens andam por aí a céu aberto e, quando você chega à ilha, é realmente emocionante ver os favoritos retornando aparecerem à sua frente. Acho que me diverti mais explorando a Ilha da Armadura do que na Área Selvagem original, nem que seja porque a paisagem da Ilha da Armadura parece mais variada para mim. Também parece haver muitos Pokémon das gerações uma e duas retornando nesta expansão, o que é outra coisa interessante para alguém como eu, que está presente desde o início.

Poucas batalhas com NPCs

Como a Ilha da Armadura é mais ou menos uma nova Área Selvagem, isso significa que não há rotas e, por extensão, não há muitas batalhas de treinadores fora dos NPCs que você luta no Dojo. Se há uma coisa que eu sinto falta, é isso - eu gosto de batalhas de treinador (na maior parte), mas você não pode ter muitas até o final da história e além.

Do outro lado dessa moeda, uma adição de que realmente gosto é o Restricted Sparring, um modo que limita o uso de um tipo de Pokemon e o coloca contra uma série de oponentes muitas vezes difíceis, com apenas algumas chances de cura. A única recompensa por ter sucesso aqui são os pontos de batalha (BP), mas acho que muitos jogadores realmente se interessarão nisso.

Novos eventos, modos de jogo e mini games

Outro aspecto da Ilha de Armadura com a qual me divirto muito é a Diglett Hunt, que desafia os jogadores a encontrar 150 Digletts Alolan espalhados pela ilha. É como procurar Koroks em Breath of the Wild e é uma divertida distração. Uma coisa que observarei é que pode ser difícil identificar os Digletts no modo portátil, por motivos simples de tamanho de tela. A visão em grandes distâncias é melhor em uma televisão.

Existem duas adições na Ilha da Armadura que acho que muitos jogadores realmente amarão, e a primeira é Max Soup. Max Soup é um atalho importante, pois pode ser alimentado a qualquer Pokémon que seja capaz de usar Gigantamaxing para fornecer recursos de Gigantamaxing, o que é ótimo para jogadores competitivos.

Normalmente, esses Pokémons estão disponíveis apenas em batalhas de incursões que geralmente são difíceis de encontrar; portanto, se você estiver procurando por um Pokemon Gigantamax específico, esse recurso poderá economizar muito tempo. Obviamente, não é tão fácil quanto entrar no Dojo e tomar um pouco de sopa - você precisará rastrear alguns Max Mushrooms relativamente raros antes de poder fazer a sopa - mas é definitivamente muito melhor do que encontrar o ataque necessário ou lutando com o terrível modo online de Pokemon Sword and Shield para encontrar alguém hospedando esse ataque.


O outro recurso é aquele em que os adeptos do SoulSilver e HeartGold como eu ficarão entusiasmados, e essa é a capacidade de qualquer Pokémon segui-lo quando estiver explorando a ilha. Você só pode fazer isso na Ilha da Armadura, mas, independentemente disso, é um retrocesso muito bom para o que eu considero os melhores jogos Pokémon já feitos (mas vamos lá, Game Freak: Vamos fazer disso um recurso padrão daqui para frente).

Acho que a Ilha da Armadura é uma pequena e divertida aventura. Se você percorrer a história, ela pode parecer curta demais, mas acho que o valor vem da exploração da própria ilha, da captura de um monte de novos - ou melhor, do retorno - de pokémon e de todas as atividades extras, como a Diglett Hunt e Sparring. Parece que a Ilha da Armadura tem muito valor especificamente para jogadores competitivos, embora eu também deva salientar que eu também não sou muito competitivo, por isso estou talvez superestimando o quão úteis são coisas como Max Soup e Restricted Sparring.

Conclusão:

Por fim, acho que o Isle of Armor faz pequenas melhorias em muitas das coisas boas sobre Pokemon Sword and Shield. A própria ilha parece uma área selvagem melhor, a expansão facilita a obtenção de Pokemons Gigantamax (que eu acho que é a parte mais legal do Pokémon Dynamaxing) e oferece aos jogadores algum desafio - algo que falta muito nos Pokémons principais jogos - com o Restricted Sparring. Realmente, o principal atrativo para quase todo mundo estará pegando mais Pokémon, pois há muitos favoritos das gerações anteriores para capturar nessa expansão.

Não é uma expansão perfeita, é claro. A história não parece tão significativa no grande esquema das coisas e, assim como na Área Selvagem, os gráficos não ficam ótimos quando você está explorando a própria ilha. Eu ainda acho estranho que não haja dublagem, apesar de muitas vezes haver um grande foco no que os personagens estão dizendo e o Y-Comm ainda é uma maneira terrível de lidar com a conectividade à Internet, mas na verdade esses são problemas com Sword and Shield como um todo.


Eu não diria que a Ilha da Armadura vale mais de 120 reais por conta própria, e mesmo que não seja a única DLC disponível no passe de expansão, é a única parte que está disponível agora. Se The Crown Tundra for semelhante em escopo e tamanho à ilha da armadura, o passe de expansão valerá o custo. Mas a segunda expansão não será lançado até o final desta primavera, por isso ainda pode levar vários meses até que possamos jogar o conteúdo completo do passe. Aqueles que acham que podem esperar até o lançamento da Crown Tundra provavelmente são os mais bem resolvidos, justamente por isso, para garantir que a Game Freak não pise na bola com a segunda expansão no passe.

Além disso, se você gostou de Pokemon Sword and Shield, quase certamente gostará da Ilha de Armadura. Se você não era louco por Sword and Shield, não vejo a Ilha da Armadura mudando muito sua opinião, a menos que sua principal reclamação fosse o Pokedex restrito. A Ilha da Armadura ajuda bastante a corrigir isso, e embora ainda não tenhamos todo o Pokedex de volta, mesmo depois da Crown Tundra, ele certamente estará em muito melhor forma do que estava no lançamento de Sword and Shield .