De forma básica e leiga, podemos dizer que a comunicação de dados trata da comunicação entre computadores e dispositivos diferentes através de um meio de transmissão comum. Por exemplo, diversos computadores interligados em uma rede interna (seja em uma empresa ou em uma casa) e trocando dados entre si.

Aqui, vamos abordar os dois tipos de comunicação de dados existentes: a comunicação de dados SÍNCRONA e a comunicação de dados ASSÍNCRONA.

COMUNICAÇÃO DE DADOS ASSÍNCRONA

Na Transmissão Assincrona, um bit especial é inserido no início e no fim da transmissão de um caractere e assim permite que o receptor entenda o que foi realmente transmitido. Imagine uma seqüência de dados que precisam ser transmitidos. Cada bloco de dados possui uma flag (espécie de controle) que informa onde começa e onde acaba esse bloco, além da posição na seqüência de dados transmitida.

Com isso, os dados podem ser transmitidos em qualquer ordem e cabe ao receptor interpretar essas informações e colocá-los no lugar correto. Porém, a desvantagem é a má utilização do canal, pois os caracteres são transmitidos irregularmente, além de um alto overhead (os bits de controle que são adicionados no início e no fim do caractere), o que ocasiona uma baixa eficiência na transmissão dos dados.

COMUNICAÇÃO DE DADOS SÍNCRONA

Na comunicação de dados síncrona, o dispositivo emissor e o dispositivo receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão. Imagine a mesma seqüencia de dados que precisa ser transmitida de maneira síncrona. Cada bloco de informação é transmitido e recebido num instante de tempo bem definido e conhecido pelo transmissor e receptor, ou seja, estes têm que estar sincronizados. Quando um bloco é enviado, o receptor é bloqueado e só pode enviar outro bloco quando o primeiro for recebido pelo receptor.

Veja a imagem para entender os dois tipos de comunicação: