A Nasa divulgou novas imagens de uma forte tempestade solar, o que acabou causando uma aurora boreal na Terra. Nas imagens é possível ver filamentos de gás solar formando arcos que se estendem cerca de 800 mil quilômetros acima da superfície do nosso planeta. As imagens são referentes ao dia 31 de agosto.

As erupções solares são provocadas pelo fechamento dos campos magnéticos que estão presentes na atmosfera solar. "Quando estes campos estão fechados, geralmente acima de grupos de manchas solares, a atmosfera solar confinada pode, de repente e violentamente, liberar bolhas de gás e campos magnéticos chamados de ejeção de massa coronal", explicam os cientistas.

A explosão que aconteceu no Sol no dia 31 de agosto acabou chegando ao campo magnético da Terra, o que acabou provocando uma aurora boreal no céu do norte do Canadá.

Os efeitos das tempestades solares podem ser maléficos para o planeta, já que é possível que haja interrupção da energia, como também pode provocar danos nos satélites que auxiliam nas transmissões para a Terra.