O YouTube é muito popular em todas as faixas etárias, incluindo jovens, adultos, idosos, e claro, para a criançada. Com inúmeros vídeos direcionados ao público infantil, o site costuma ser bastante popular entre os baixinhos. Porém, o local nem sempre é seguro para as crianças, caso não seja supervisionado com frequências por um adulto.

Pensando nisso, para oferecer maior segurança aos pequenos, o Google criou o YouTube Kids, que é voltado para crianças de até 8 anos. Disponível em outros países, o serviço acaba de chegar ao país, e está disponível para aparelhos Android e iOS.

Como diferencial, o site conta com um algoritmo capaz de filtrar vídeos e escolher os conteúdos mais adequados para cada faixa etária. Além disso, os pais podem estipular o tempo em que a criança poderá ficar no aplicativo. Além de histórico que pode ser acessado facilmente.

As crianças que ainda não sabem ler podem realizar a pesquisa através de pesquisa de títulos por voz. Além disso, a interface está modificada, com cores mais vibrantes e ícones infantis, o que facilita a interação dos pequenos.

"É uma versão pensada para as crianças e, principalmente, para as famílias. A plataforma permitirá que as crianças possam encontrar conteúdo relevante para elas. Para os pais, mais tranquilidade em saber o que elas estão fazendo ou, até mesmo, delimitar um tempo máximo sem precisar brigar para tirar o celular delas."

O aplicativo é gratuito, por conta disso, o Google implantou um sistema de propagandas semelhante ao do YouTube tradicional. Porém, como diferencial, os vídeos promocionais terão tratamento especial.

De acordo com o Google, o YouTube Kids já foi baixado no mundo todo mais de 10 milhões de vezes apenas no seu primeiro ano.