Como funciona a Energia Mecânica?

Descubra aqui o que é e como funciona a energia mecânica. Veja qual é o envolvimento da energia cinética e energia potencial no nosso cotidiano.

Por | @RafaelaPozzebon Ciência

O que é Energia?

Energia é um termo originado da Física, porém, é bastante empregado no nosso dia-a-dia. A definição do termo é bastante abrangente, por este motivo, é muito difícil poder defini-lo em algumas palavras. Vamos começar pelos exemplos para poder encontrar uma definição mais definida. Assim, o cair de um papel, o voo de um pássaro, a correnteza de um riacho, a construção de uma casa, em todos estes exemplos, bastante distintos, há a intervenção da energia como ponto comum.

Uma das definições bastante encontrada em livros é que energia é a "capacidade de realizar trabalho". Porém, temos que convir que a definição citada é muito restrita, e pouco consegue explicar realmente o que é a energia.

Leia também:

Apesar de energia contar com uma definição ampla, a palavra "trabalho" consegue esclarecer um pouco o significado do termo. Na Física a energia está associada à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, uma ação e também um movimento.

Vale notar que a energia não pode ser criada, mas apenas transformada, e cada uma pode provocar diferentes fenômenos. Existem vários tipos de energia, como a solar, elétrica, química, nuclear e mecânica. Neste artigo abordaremos o significado da energia mecânica e o seu funcionamento.

O que é Energia Mecânica?

A energia mecânica está embutida no nosso cotidiano, apesar de não percebermos isso. A energia mecânica é a energia que pode ser transferida de um corpo para outro, tudo através de um trabalho. A energia mecânica é resultante da soma de duas energias: a cinética e a potencial, que veremos logo abaixo. Isso significa que a energia mecânica é resultante de qualquer objeto que contenha energia potencial (gravitacional, elástica ou elétrica) ou estiver em movimento, ou seja, que tenha adquirido energia cinética.

Quando mencionamos energia mecânica um princípio deve ser lembrado: a teoria da conservação de massas, de Lavoisier. De acordo com a teoria, nenhum sistema, físico ou químico é capaz de criar ou mesmo eliminar uma matéria. Assim sendo, a velha máxima: nada se perde, tudo de transforma. O princípio foi bastante importante para Joseph Lois Lagrange, que em 1788, estabeleceu o princípio da ideia de energia mecânica que conhecemos atualmente.

Energia Cinética e Potencial

A energia cinética está associada a qualquer movimento. Quando um objeto estiver em movimento, teremos associado ao a tal movimento uma certa quantidade de energia, ou seja, a energia cinética. Ela depende ainda da velocidade, bem como da massa.

Já a energia potencial está relacionada a configuração do sistema, assim sendo, com as posições do objeto. A energia potencial é a energia que pode vir a se tornar energia cinética. Existem vários tipos de energia potencia, as mais conhecidas são a gravitacional e a elástica.

Conservação da energia mecânica

A energia mecânica é considerada a soma da energia cinética e da energia potencial, como já vimos acima.

Leia também:

Quando um objeto está a uma altura, ele possui energia potencial. Porém, à medida que está caindo, sem levar em consideração a resistência do ar, a energia potencial gravitacional desse objeto vai se transformando em energia cinética. E somente quando atinge o nível de referência, a energia potencial é totalmente transformada em energia cinética. O exemplo citado é um caso de conservação de energia mecânica.

Em razão da ausência de forças dissipadoras, a energia mecânica total do sistema fica conservada, e com isso ocorre a transformação de energia potencial sem cinética ou vice-versa.

Aplicação Energia Mecânica

Uma palavra para descrever a energia mecânica é "trabalho", sendo que tal  energia inclui tudo que possui capacidade de movimento. Por isso que no nosso dia-a-dia a energia mecânica está sempre em ação, já que praticamente tudo que realizamos necessita de trabalho.

Ações simples, como ligar um aparelho, passar roupas, cada objeto possui capacidade de movimentação. Não podemos deixar de lembrar que toda energia mecânica pode ser facilmente transformada em qualquer outro tipo, como energia elétrica, energia térmica e energia de movimento, por isso a sua grande abrangência no meio.

Sendo assim, quase tudo é considerado energia. Até o nosso corpo precisa de energia para podermos nos movimentar e fazer as atividades necessárias.

Mais sobre: energia, mecanica, cinetica
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar