Desde que comecei a trabalhar com web, e isso já tem bons anos, vejo os termos frontend e backend sendo muito utilizados, e não são utilizados apenas por programadores e designers, mas já existem clientes, pessoas de fora do setor que utilizam esses termos na hora de fazer um briefing ou nas reuniões pré e pós projeto.

A definição mais comum que podemos observar para frontend e backend é a seguinte: FRONTEND => É o site. BACKEND => É o painel administrativo, que vai gerenciar o conteúdo. A resposta não está totalmente correta, pois o painel administrativo também é um frontend. Vejamos uma definição mais objetiva de cada um:

FRONTEND => Interface de interação com o usuário

BACKEND => Sistema responsável pela regra de negócios, webservices e APIs de uma aplicação

Com base na definição acima, vamos exemplificar essa separação levando em conta um projeto de classificados de veículos online, composto pelos seguintes itens:

  • Site
  • Aplicativos para celular
  • API
  • Gerenciador de Conteúdo (painel de controle)

Sabendo esses itens, vamos separar o que é frontend e o que é backend:

  • FRONTEND => site, aplicativos para celular, gerenciador de conteúdo
  • BACKEND => sistema com a regra de negócios e operações que são realizadas através do gerenciador de conteúdo, API.

Em alguns casos, em projetos mais complexos, a própria API não deve ser considerada como backend, pois ela possui uma arquitetura muito própria, com infraestrutura de hardware específica para ela, sendo uma mediadora da comunicação entre as aplicações e o backend.

Você já ouviu ou leu o perfil de algum programador, e este se diz programador frontend ou programador backend? Essa é uma boa forma de compreender a diferença entre os termos e colocar cada um no seu devido lugar.

O programador frontend é aquele que cuida de toda a parte de interação com o usuário, já o programador backend é o profissional que desenvolve o sistema que vai ser utilizado para gestão dos dados, sistema esse que terá interatividade com o usuário e utilizará a interface que foi desenvolvida pelo programador frontend.

Agora que você já sabe o que realmente é frontend e backend, você é um programador frontend ou backend?

Até o próximo artigo!