Na última sexta-feira (25), o médico Miguel Pedroso utilizou um equipamento extra para realizar uma cirurgia no sistema digestivo: um Google Glass. De acordo com o médico, esta é a primeira cirurgia no Brasil realizada com os óculos do Google. O procedimento aconteceu no Hospital São Camilo, em Salto (SP).

O médico foi responsável por coordenar uma colectomia videolaparoscópica (retirada do intestino grosso), com apoio de uma equipe do Instituto Lubeck, de Itu (SP). Conforme Miguel, usar o Glass é a maneira mais prática de transmitir conteúdo em tempo real, já que dispensa qualquer outro tipo de equipamento, como os tripés.

Com isso, a cirurgia foi transmitida em tempo real para médicos que acompanham em outra sala do hospital. "Estamos em fase de testes. O próximo passo é o desenvolvimento de um aplicativo que obedeça ao comando de voz para a exibição de um videoatlas para o cirurgião que realiza a operação e, simultaneamente, faça a transmissão de imagens da cirurgia para outros médicos conectados ao sistema", diz Miguel.

O aplicativo citado pelo médico já está sendo desenvolvido pela empresa Onoffre Consulting, que cedeu os óculos para o teste. "Será um importante instrumento de preceptoria de cirurgiões, reduzindo custo, tempo e distância, o que é fundamental para um país de dimensões continentais como o nosso", disse ainda Miguel Pedroso.