O Google terá que pagar US$ 7 milhões para 38 Estados norte-americanos a também ao Distrito de Columbia para solucionar uma investigação sobre o um incidente que ocorreu com os carros do Google Street View entre os anos de 2008 e 2010. Os carros de mapeamento, na ocasião, coletaram senhas e também outros dados pessoais de redes sem fio (Wi-Fi).

De acordo com o Google, o incidente aconteceu em virtude a um erro relacionado a um  trecho de código experimental incluído no softwares que estava presente nos carros. A companhia também disse que os dados não foram usados em nenhum serviço do Google.

"Este acordo aborda as questões de privacidade e protege os direitos das pessoas cujas informações foram recolhidas sem permissão", disse o procurador de Nova York, Eric Schneiderman, em um comunicado.

 "Os consumidores têm direito a proteger suas informações pessoais e financeiras de um uso indevido e não desejado por parte de empresas como o Google", acrescentou.

 Nesta terça-feira (12), o Google aceitou o acordo de destruir todos os dados que foram recolhidos pelos carros na ocasião, como e-mails, senhas e históricos recolhidos a partir das redes sem fio domésticas. A gigante de buscas também está trabalhando com vários países europeus para poder decidir como lidar com os dados coletados na região.

Assim, o Google terá que pagar uma multa de 7 milhões de dólares entre os Estados envolvidos na investigação.