O telescópio Vista captou mais uma vez belíssimas imagens do espaço; as imagens da vez captadas do Observatório Europeu do Sul (ESO) foi um aglomerado de estrelas denominado Messier 55, ode dezenas de milhares de estrelas amontoadas pareciam um enxame de abelhas.

Outra grande descoberta feita pelo telescópio Vista é de que este aglomerado de estrelas está entre as mais velhas do Universo. O estudo da Messier 55 tem como o intuito de compreender como é que as galáxias evoluem e envelhecem.

Também conhecidos como aglomerados globulares, estes conjuntos de estrelas mantém-se unidas em uma forma compacta por efeito da gravidade, como no caso da Messier 55, que possuem em média cem mil estrelas contidas em uma esfera com um diâmetro cerca de 25 vezes a distancia entre o sistema estrelas mais próximo e o Sol.

Os estudos feitos pelos cientistas revelaram também que o aglomerado globular se formou mais ou menos ao mesmo tempo, digo, as estrelas que formam este conjunto de estrelas se formaram mais ou menos ao mesmo tempo, há mais de dez milhões de anos atrás, isso tudo a partir da mesma nuvem de gás.

As novas imagens foram captadas então através de infravermelho do telescópio Vista que possui 4,1 metros, situado no ESO, no norte do Chile.