De acordo com o Ibope Inteligência, com parceria com a World Independet Network of Market Research (WIN), os consumidores têm intenção de comprar mais smartphones do que celulares convencionais neste ano. O motivo da escolha deve-se ao fato que os telefones inteligentes são repletos de funcionalidades, entre elas, a internet.

No estudo descobriu-se que 32% dos consumidores do mundo pretendem adquirir um smartphone ainda este ano. Dos que pensam em comprar um celular comum, foram obtidas 24% das intenções.

A marca mais desejada de smartphone não poderia ser outra, a Apple, com 38% do total de intenções. A Samsung está em segundo lugar, com 15%; em seguida a Nokia, com 8%; a RimBlackBerry, com 7%; HTC, com 6% e a LG com apenas 3%.

A pesquisa ainda informou que, no ano de 2011, o número de aquisições de smartphones quase dobrou, de 19% em 2010, registrando 35% em 2011. Os celulares comuns, para tanto, obtiveram uma queda nas aquisições; passando de 86% em 2010 para 80% em 2011. No Brasil, o estudo constatou que apenas 10% das pessoas que possuem um aparelho celular, faz uso de um smartphone.

Para o estudo foram ouvidas 40.557 pessoas espalhadas em 44 países. Aqui no nosso país foram realizadas um total de 2.002 entrevistas, incluindo homens e mulheres de 16 anos ou mais, das classes A, B, C, D e E.