Sabemos que o Microsoft Office é o favorito dos usuários no quesito de aplicativos. O que muitos não sabem é que existem outras boas alternativas de uso, muitas delas gratuitas ou mesmo de baixo custo. Confira abaixo 4 delas:

Google Docs

O Google Docs possibilita ao usuário importar ou criar documentos, planilhas e apresentações e após ainda editar direto do navegador. Editar documentos também é possível com outros aparelhos como smartphones, tablets, iPhones, iPod e iPads. Para uso pessoal o serviço é grátis, para uso corporativo o valor é de 50 dólares.

 

LibreOffice

Este aplicativo é totalmente gratuito e de código aberto. O LibreOffice consta com processador de texto, planilha de cálculo, editor de apresentação, editor de imagens vetorial e diagramas, interface para bancos de dados e ainda um editor de equações simples. O aplicativo tem um excelente diferencial, ele é portátil, pode rodar direto de um pendrive, sem que seja instalado. A versão em português, até pouco tempo,  era conhecida como BrOffice.org.

 

SoftMaker Office

O SoftMaker Office 2010  custa US$ 80, em versões para Windows, Linux, Windows Mobile e Windows CE Este aplicativo possui módulos para processamento de textos, planilha de cálculos e apresentações, consta ainda com uma linguagem de script que permite a automação de tarefas rotineiras. A interface do SoftMaker é muito parecido com a do Microsoft Office. O SoftMaker Office importa arquivos Word, Excel e Power Point.

 

Zoho

O Zoho é um pacote de aplicativos baseado na web que é acessado com o uso do navegador. O seu sistema possui um processador de textos, planilha e ferramenta para apresentações, entre outras, e assim, permitindo aos usuários armazenar os arquivos em um local central e deste modo acessar e compartilhar de qualquer lugar. Para uso pessoal o serviço é grátis, o uso corporativo é gratuito com até 1 GB de espaço para arquivos e um projeto ou "workspace", nome dado a uma pasta temática com vários documentos que pode ser compartilhada com seus colegas, e até 5 dólares mensais por usuário com a 20 projetos.