Faltando pouco mais de um mês para o lançamento, a série Galaxy S26 tem aparecido bastahte em vazamentos nas últimas semanas. Desta vez, uma fonte confiável revelou que os modelos contarão com um recurso muito aguardado pelos fãs da tecnologia, a conexão via satélite para chamadas de voz e mensagens. Recurso, aliás, que já está presente em outros flagships do mercado.
Conexão via satélite
De acordo com informações recentes, o modem Exynos 5410, integrado ao chip Exynos 2600 que deve equipar a série, promete conta com a famosa conexão via satélite. A novidade, que ainda é pouco vista no mercado, visa estender as capacidades de comunicação em áreas remotas, como desertos ou oceanos, onde a rede celular tradicional falha.
Uma das tecnologias usadas será o LTE DTC, que permite chamadas de voz via satélite, ideal para chamadas de voz em áreas remotas. Já o NB IoT NTN oferece transmissão de dados esparsos, como localização ou textos, com certificação da Skylo, garantindo confiabilidade mesmo em condições adversas.
Além disso, o NR NTN abre portas para throughput de dados mais robusto, podendo evoluir para chamadas de vídeo via satélite no futuro, embora isso ainda não esteja confirmado para a linha S26. O modem é fabricado em processo de 4nm EUV e suporta velocidades de download de até 14,79 Gbps em 5G.
Expectativas e Implicações
A Samsung não se pronunciou oficialmente sobre a presença dessa tecnologia no chip Exynos 2600. Esse processador, em todo caso, está cotado para equipar vários aparelhos da marca ao longo de 2026, incluindo os modelos Galaxy S26 e possivelmente na Galaxy Z Flip8. Se confirmado, esse recurso colocaria a Samsung alinhada com suas concorrentes no mercado.