Nesta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, a internet está passando por uma nova instabilidade depois que a Cloudflare apresentou uma falha global e deixou vários serviços fora do ar ou com o acesso limitado. Ainda são poucos os relatos dos sites que tem sido afetados, mas o ChaGPT e X (Twitter) são algumas das plataformas que testamos e não estão funcionando no momento.
Atualização 🕧
Por volta das 11h, refizemos o testes e todos os serviços afetados já estavam funcionando normalmente.
O que está acontecendo com o Cloudflare
Segundo o Downdetector, site que monitora o funcionamento dos serviços online, o problema com o Cloudflare começou por volta das 7h15, quando a primeira notificação de falha chegou. O pico de reclamações aconteceu por volta das 8h55 com mais de 600 reclamações.
De acordo com alguns testes que fizemos, o ChaGPT não está respondendo a nenhum comando, assim como o Perplexity, que exibe um erro dizendo que a página não pode ser carregada. No caso do X (Twitter), o feed simplesmente não carrega.
O que o Cloudflare diz
Desde o momento da queda, a página oficial de status da Cloudflare mostra que a empresa estava ciente da situação e investigava a causa da falha. Por volta das 9h40, a equipe comunicou que "uma correção foi implementada e agora estamos monitorando os resultados". Ás 11h, a página de status mudou e informava que a plataforma estava em manutenção, mas aparentemente já não afetava mais nenhuma outr serviço.
A falha nesta sexta-feira (19) acontece exatamente um mês após uma falha ainda maior, quando metade da internet foi derrubada por causa de um problema no Cloudflare. Na ocasião, vários serviços ficaram foram do ar, como o site gov.br, ChatGPT, League of Legends, Discord, Uber, Spotify e até sites de tecnologia como o Mundo Conectado, Tecnoblog e o Oficina da Net. Com a falha de hoje, já são três instabilidades em menos de um mês.
O YouTube também apresentou instabilidades nesta sexta, mas aparentemente isso não está ligado com a falha do Cloudflare.
Por que isso derruba tantos sites?
Se a Cloudflare falha, muitos sites dependentes dela também podem sofrer. Isso acontece porque a Cloudflare não é só "mais uma empresa de hospedagem", pois ela oferece serviços que fazem a internet funcionar bem e com segurança. Isso inclui uma rede de distribuição de conteúdo e uma proteção contra ataques DDoS, um dos papéis mais importantes da empresa.
A empresa atua como uma espécie de ponte entre o servidor e o usuário, acelerando o carregamento de páginas e protegendo sites contra ataques cibernéticos que podem derrubar uma página apenas pelo excesso de tentativas de acessos. Quando um serviço tão importante passa por instabilidade, milhares de sites ficam vulneráveis, o que gera esse efeito de "queda em cadeia", como vimos hoje.
Até o momento, a empresa segue investigando o caso e deve liberar novas atualizações assim que tiver mais detalhes.