A Samsung já está finalizando agora sua linha Galaxy S26 e, de forma inevitável, também se preparando para o preço dos produtos. Mas a notícia de hoje não é nada animadora. Acontece que a série Galaxy S26 deve mesmo chegar mais cara ao mercado. O aumento de custos em componentes-chave, como chips e módulos de câmera, estão entre as principais razões do aumento.
Galaxy S26 deve mesmo chegar mais caro
Mesmo que não parecesse, a Samsung até tentou segurar os preços, como fez na transição do Galaxy S24 para o S25. Mas, desta vez, a conta não fechou. O relatório divulgado pela imprensa coreana aponta que os custos de semicondutores subiram cerca de 12% em relação ao ano anterior. Com isso, o consumidor sentirá o efeito do aumento no bolso.
Outro fator que tem pesado contra é o aumento do preço dos módulos de câmera, que subiram 8%. Dois elementos que, juntos, representam parte significativa da estrutura de custos de um smartphone topo de linha. Felizmente, o preço não deve ser tão mais alto, mas já vai ser o suficiente para desanimar grande parte dos fãs.
A decisão do aumento também pode estar ligada à outros fatores. A Samsung, que é uma das maiores fornecedoras globais, tem priorizado a produção de chips voltados para inteligência artificial. Com isso, acaba impactando diretamente no valor final do produto, uma vez que tal tecnologia também exige mais do hardware.
Galaxy S26 vai atrasar?
O lançamento da linha Galaxy S26 não será mais tarde por qualquer motivo. Ao que parece, a Samsung precisou de mais tempo para incluir o Galaxy S26 Plus na linha, modelo que chegou a ser cogitado como carta fora do baralho, mas que acabou ressurgindo após o cancelamento da versão Edge.
O tempo maior de espera também deve estar ligado ao processador Exynos 2600. Por ter mais tempo de testes, a empresa pode aprimorar o desempenho do novo processador , ainda em fase de ajustes de rendimento na litografia de 2nm. Com isso, a Samsung tem a missão de unir hardware de ponta com recursos de IA, que estão cada dia mais em alta.
Vale lembrar que a série anterior, o Galaxy S25, foi revelada em 22 de janeiro de 2025 e chegou às lojas llogo em seguida. Agora, com o atraso, parece muito lógico que a linha chegue nas mãos dos consumidores apenas no início de março. Ou seja, os fãs terão de esperar um pouco para conhecer os novos recursos.