Dirigido por John Madden, O Soldado Que Não Existiu foi lançado no Reino Unido em 15 de abril de 2022, apresentando uma trama que mostra os detalhes de um plano de contraespionagem da Segunda Guerra Mundial, o maior conflito da história da humanidade. O filme chegou na Netflix no dia 11 de maio e já está disponível para que os fãs brasileiros acompanhem essa jornada que revela mais sobre a situação importante para o destino da guerra, que encerrou-se, felizmente, com a vitória dos Aliados.

Protagonizado por Colin Firth (Kingsman: Serviço Secreto), o longa é um prato cheio para os apreciadores de obras que abraçam guerras existentes, mas que mantêm a coragem e o desejo de utilizar elementos fantasiosos para entregar um enredo ainda mais atraente. Mostrando a história da Operação Carne Moída - Operation Mincemeat -, que por sua vez foi de extrema importância para impedir o crescimento e avanço do exército nazista na Europa, o filme dança entre fato e ficção.

A Operação Carne Moída

Para assistir ao filme, é importante ter noção do que a Operação Carne Moída significou para o mundo, pois a mesma serviu como uma "revolução" na maneira de se aproveitar da contrainteligência. Com isso, muito do que o mundo viu após todos esses anos só foi possível devido ao acontecimento da operação.

O Soldado Que Não Existiu/Netflix
O Soldado Que Não Existiu/Netflix

Realizada em 1943, a Operação Carne Moída ainda é bastante desconhecida, sendo muitas vezes ignorada, mas não por isso sendo menos importante para o destino da Segunda Guerra. De maneira resumida, a operação aproveitou-se de uma soldado que nunca existiu de fato para aplicar ações de contrainteligência, ou seja, alguém inexistente foi uma arma poderosa.

Utilizando o cadáver de um morador de rua, o exército britânico deu ao defunto a identidade de um major inexistente, fazendo com que os oponentes acreditassem que o mesmo havia sido morto enquanto levava planos importantes para generais da Inglaterra. Desta maneira, o cadáver foi enviado aos alemães com cartas que indicavam planos falsos, enquanto o objetivo era fazer com que os nazistas deixassem a Sicília para que forças britânicas pudessem desembarcar na região. Assim aconteceu.

O Soldado Que Não Existiu (2022), John Madden

O Soldado Que Não Existiu mostra como a espionagem foi "reiventada" e tornou-se ainda mais obscura do que já era. A diferença é que o filme permite a si mesmo modificar alguns fatos e acrescentar outros elementos, enquanto mostra como o plano foi arquitetado e executado.

Seja você um fã de guerra, histórias reais ou espionagem, certamente o novo filme da Netflix é uma grande opção.

Assista > O Soldado Que Não Existiu

Veja o trailer abaixo.