Uma nave espacial da Nasa está se aproximando de um antigo asteroide, o Bennu, após dois anos de viagem. A ideia é obter uma amostra de poeira espacial para conseguir pistas sobre o início do Sistema Solar.

A sonda Osiris-REx fez a primeira imagem do corpo cósmico, que possui tamanho aproximado de 500 metros de diâmetro. A nave está projetada para mover a uma órbita em volta de Bennu, a cerca de 1,5 Km ou 2 Km de sua superfície, tudo isso para trazer uma amostra em 2023.

Imagem captada pela sonda da Nasa do asteroide Bennu.

As primeiras imagens de Bennu foram feitas em 17 de agosto a uma distância de 2,3 milhões de quilômetros da nave espacial.

"Isto é mais perto que já estivemos de Bennu", disse Dante Lauretta, pesquisador principal de Osiris-REx, da Universidade do Arizona.

A escolha de Bennu para o estudo é porque ele orbita perto do traçado da Terra em volta do Sol, e tem um tamanho considerado adequado para um estudo científico. Além disso, ele é rico em carbono, ou seja, o tipo de corpo cósmico que forneceu à Terra materiais que propiciaram a vida há bilhões de anos.

Esta é a primeira missão de retorno de amostras de asteroides para a Nasa, sendo que o objetivo é trazer cerca de 60 gramas de material.