A Microsoft está encerrando hoje (14) o suporte oficial do Windows 7, sistema operacional que ainda é considerado por muitos o melhor já criado pela empresa. Atualmente, essa versão ainda possui quase 400 milhões de usuários, e o fim do suporte certamente não deve agradar os fãs, mas querendo ou não, isso já era algo esperado (e anunciado) pela Microsoft.

Agora, buscando facilitar a migração para versões mais recentes, a gigante de Redmond criou uma página de suporte com instruções detalhadas para seus usuários relutantes do Windows 7. Curiosamente, a Microsoft diz que é melhor comprar um novo computador com Windows 10 do que atualizar o equipamento existente, sugerindo aos usuários o Surface.

Para a maioria dos usuários do Windows 7, é recomendável usar um novo dispositivo migrado para o Windows 10 Pro. Os Surfaces são mais rápidos, mais leves, mais potentes e mais seguros, e seu preço médio é significativamente mais baixo que o preço médio de oito anos atrás.

A empresa também revelou que algumas peças e drivers podem não funcionar corretamente após a atualização. Sendo assim, atualizar computadores do Windows 7 para o Windows 10 não é recomendado.

Recomendamos que você não instale o Windows 10 em dispositivos mais antigos. Isso ocorre porque alguns dispositivos Windows 7 não são compatíveis com o Windows 10. Além disso, a disponibilidade dos recursos é menor.

De acordo com a Microsoft, aqueles que ainda estão no Windows 7 poderão continuar usando normalmente o sistema após o fim do suporte, mas a companhia alerta que não haverá novos patches de segurança. Portanto, os usuários ficarão expostos a diversas vulnerabilidades de segurança.

Você pode continuar usando o Windows 7, mas após o término do suporte, seu PC ficará mais vulnerável a riscos e vírus. O Windows continuará funcionando, mas você não receberá mais atualizações de software. Isso inclui atualizações de segurança da Microsoft.

Portanto, se você ainda possui uma máquina com Windows 7, recomendamos fortemente que atualize para o Windows 10 (mesmo que não seja recomendado pela Microsoft) ou compre um novo PC para poder usufruir de todas as novidades do mais recente SO da empresa.

Via