Recentemente pesquisadores chineses afirmaram ter alcançado a supremacia quântica, que é o momento em que um computador quântico consegue completar uma tarefa virtualmente impossível para uma máquina comum realizar. O computador quântico chamado Jiuzhan conseguiu, segundo um artigo publicado na Science, calcular em 200 segundos algo que um supercomputador demoraria 2,5 bilhões de anos para apresentar o resultado.

Qual é a diferença entre um computador quântico e um PC comum?

O grande diferencial entre um computador quântico e um que utiliza a arquitetura que atualmente é comum, é como são processados os bits. Enquanto em um PC comum os dados são processados através de códigos binários (zero e um), os computadores quânticos conseguem utilizar 2 bits ao mesmo tempo (0 e 1). Esta forma de processar as informações da um poder tremendo ao computador para realizar as atividades, pois dois bits quânticos (qubits) podem estar em 4 estados possíveis, 3 qubits em oito e assim por diante.

Devido a forma de processamento de informações dos computadores quânticos, eles poderão abrir muitas possibilidades de cálculos de maneira simultânea. Até o momento, os computadores quânticos mostraram que poderiam calcular muito rapidamente o resultado de problemas, mas ainda não haviam mostrado que poderiam transpassar um desafio impossível para um computador comum.

Google foi o primeiro a dizer que alcançou a supremacia quântica

Em 2019, o Google declarou que havia alcançado a supremacia quântica através de seu processador Sycamore de 53 qubit. Na ocasião, o computador quântico conseguiu realizar um determinado cálculo em 200 segundos, enquanto o supercomputador mais poderoso do mundo levaria 10 mil anos.

O artigo sobre o computador quântico chinês pode ser acessado aqui.

O que achou deste feito dos pesquisadores chineses? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!