Como a produção de tubos de raios catódicos praticamente parou devido aos custos e preocupações ambientais, os monitores CRT atualmente são uma tecnologia desatualizada. Todos os notebooks e a maioria dos computadores de mesa vendidos atualmente vêm com monitores LCD. No entanto, existem algumas razões pelas para que o monitor CRT ainda seja defendido por uma parcela de usuários, em oposição aos monitores LCD.

Os monitores CRT oferecem na maioria dos casos uma melhor clareza e profundidade de cores. Porém, o fato de não serem mais fabricados, faz dos CRTs uma escolha imprudente. Os monitores LCD são o padrão atual, com várias opções. Os monitores LCD são menores e mais fáceis de manusear. Além disso, você pode comprar monitores LCD em vários tamanhos, portanto é fácil personalizar sua área de trabalho sem toda a confusão.

Vantagens dos monitores CRT quando comparado ao LCD

monitor CRT
monitor CRT

Você pode estar se perguntando como uma tenologia tão antiga ainda gera debate quando comparada com uma tecnologia atual. Porém, sim, os monitores CRT tem suas vantagens. A principal é que esses monitores é a reprodução de cores.

As taxas de contraste e profundidade de cores exibidas nos monitores CRT são melhores do que o que um LCD pode renderizar. Por esse motivo, alguns designers gráficos usam monitores CRT grandes e caros para seu trabalho. No lado negativo, a qualidade da cor diminui com o tempo, à medida que os fósforos no tubo quebram.

Outra vantagem que os monitores CRT retêm sobre as telas de LCD é a capacidade de escalar facilmente para várias resoluções. Ajustando o feixe de elétrons no tubo, a tela pode ser ajustada para baixo, a fim de para diminuir as resoluções, mantendo a nitidez da imagem intacta. Esse recurso é conhecido como multisync.

A desvantagem mais notável das telas de LCD é a resolução fixa ou nativa. Uma tela LCD pode exibir apenas o número de pixels em sua matriz. Portanto, ele pode exibir uma resolução mais baixa de uma das duas maneiras: usando apenas uma fração do total de pixels na tela ou por extrapolação. A extrapolação combina vários pixels para simular um único pixel menor, o que geralmente leva a uma imagem embaçada ou confusa.

Para aqueles que usam o computador por horas, um LCD pode ser um inimigo. Com a tendência de causar fadiga ocular, os usuários de computador devem estar cientes de quanto tempo ficam olhando para um monitor LCD. Entretanto, a tecnologia LCD está melhorando continuamente, e o uso de técnicas para limitar a quantidade de tempo que você olha para uma tela alivia um pouco dessa fadiga.

Desvantagens do monitor CRT perante ao monitor LCD

monitor LCD
monitor LCD

A maior desvantagem dos monitores CRT é o tamanho e o peso dos tubos. Um monitor LCD de tamanho equivalente pode ser 80% menor em massa total. Quanto maior a tela, maior a diferença de tamanho. Os monitores CRT também consomem mais energia e geram mais calor que os monitores LCD.

Para as cores mais vibrantes e ricas, os CRTs são difíceis de superar, se você tiver espaço na mesa e não se importar com o peso excessivo. No entanto, com os CRTs se tornando uma coisa do passado, talvez você precise de fato optar pelo monitor LCD.

A maior vantagem dos monitores LCD é o tamanho e peso. As telas LCD também tendem a produzir menos fadiga ocular. A barragem de luz constante e as linhas de varredura de um tubo CRT podem causar tensão em usuários hard.

A intensidade mais baixa dos monitores LCD, juntamente com a exibição constante na tela de pixels, é ativada ou desativada. Porém, algumas pessoas têm problemas com as luzes fluorescentes usadas em alguns monitores LCD.

Os monitores de computador CRT eram melhores que os LCDs?

Melhorias significativas foram feitas nos monitores LCD ao longo dos anos. Ainda assim, os monitores CRT oferecem maior clareza de cores, tempos de resposta mais rápidos e maior flexibilidade para reprodução de vídeo em várias resoluções.

No entanto, os LCDs são o padrão, além de serem mais fáceis de fabricar e transportar. A maioria dos usuários acha os monitores LCD são perfeitamente adequados; portanto, os monitores CRT são necessários apenas para os interessados ​​em arte digital e design gráfico.

Vantagens Gerais

Monitores CRT

  • Maior clareza e profundidade das cores.
  • Tempo de resposta mais rápido.
  • Muito grande e pesado.

Monitores LCD

  • Menor e mais leve.
  • Eficiência enérgica.
  • Imagens borradas fora da resolução nativa.

Uma alternativa no futuro

Ainda há muito mais a ser discutido e há muitas coisas que os CRTs são melhores que o LCD. Por exemplo, a natureza de varredura de um CRT brinca bem com a persistência humana da visão, e naturalmente elimina o desfoque de movimento. Além disso, os CRTs não estão restritos a resoluções nativas e podem se mover entre elas sem perder a nitidez da imagem, diferentemente dos monitores de tela plana modernos.

Por outro lado, é ingenuidade fechar os olhos aos méritos da tecnologia LCD. Qualidades como melhor brilho, resolução mais alta, densidade de pixels cada vez maior, além de nitidez e vida útil mais longa são fatores a serem levados em conta. Embora a tecnologia LCD tenha sido claramente um compromisso, o OLED possui falhas que impedem que ela seja uma substituição viável também.

No entanto, há esperança nos próximos MicroLEDs, que combinam os melhores aspectos de LCDs e OLEDs, e não parecem ser um compromisso em comparação com os CRTs.