Talvez você já deva ter ouvido falar, ou até mesmo já se deparou a memória compactada no seu gerenciador de tarefas, mas pois bem, para que serve esse recurso e por que ele está presente? É essa e outras perguntas que vamos tentar responder neste artigo.

.

Para entender o que é memória compactada, primeiro precisamos entender como a memória RAM em si funciona. O funcionamento da RAM de forma simples, acontece com a "cópia" dos dados de aplicativos, ferramentas ou o que estiver sendo executado dentro do Windows, esses arquivos são copiados para dentro da RAM e nela o processador realiza a troca de informações, posterior ao uso os dados são apagados da memória RAM. Isso acontece, devido ao fato de a memória RAM ser centena de vezes mais rápida que a memória de armazenamento de um HD por exemplo, possibilitando a troca de informações e dados com o processador de uma maneira muito mais rápida.

Antes do Windows 10, sempre que algum aplicativo necessitasse de mais memória do que se tinha disponível no computador, o restante era armazenado em um arquivo de paginação. Esse arquivo de paginação é uma especie de memória virtual, que fica localizada no disco rígido. Porém, pelo fato de o HD ter uma velocidade de leitura mais lenta que a memória RAM, aplicativos que necessitam armazenar seus dados na paginação tendem a ficar lentos ou demorarem a responder.

.

O mesmo pode acontecer caso algum aplicativo permaneça muito tempo minimizando, enquanto outros estão em uso intenso, nesse caso os dados são copiados para a paginação. Vale reforçar que existem diversos outros fatores para isso acontecer, portanto não deve ser levado como via de regra, para se concluir algo. Mas o que se pode ter certeza, é que sempre que os arquivos são movidos para a paginação, a execução ou uso do aplicativo será comprometida pela velocidade do disco.

Para acabar com esse "problema", foi introduzido ao Windows 10, a memória compactada, que funciona exatamente como aqueles arquivos ZIP ou RAR. Em suma, o que o Windows faz, é separar os arquivos que ele julga necessários, porém que não estejam em uso, e então os joga para a memória compactada, lá esses arquivos irão ocupar menos espaço do que realmente possuem, fazendo com que o uso da memória seja reduzido, liberando mais espaço para outras atividades.

Uso da memória compartilhada reduz drasticamente a quantidade de memória usada em atividades de segundo plano.
Uso da memória compartilhada reduz drasticamente a quantidade de memória usada em atividades de segundo plano.

Na teoria, a grande desvantagem da memória compactada seria o uso excessivo do processador para ficar descompactando a memória para o uso, porém como a velocidade de leitura é muito mais rápida que a de um disco rígido, a solução compensa. Sistemas operacionais como Linux e MacOS também usam a ferramenta de memória compactada.

Afinal, a memória compactada é boa ou não para o PC? Na verdade não existem malefícios, a memória compactada contribui para o desempenho do PC, pois com ela, muitas vezes não é necessário a utilização do arquivo de paginação. Porém se o Windows usa muito da memória compactada e necessita de arquivos de paginação, o usuário pode cogitar um upgrade na sua memória, a adição de mais alguns gigas pode deixar o computador menos travado e os aplicativos rodando mais rapidamente.

Upgrade de memória pode deixar seu computador mais rápido.
Upgrade de memória pode deixar seu computador mais rápido.

Esse artigo é bem simples e busca explicar, o que é e para que a memória compactada serve. Para outras dúvidas sobre o artigo, ou outras questões de hardware, é só comentar logo abaixo que estamos aqui para sanar suas dúvidas.