O Google Lens é conhecido por nos trazer informações a respeito do mundo que nos cerca.

Agora permite que textos capturados possam ser compartilhados com o nosso computador. Além disso mostra a pronúncia correta de frases e trechos de texto marcados em outra língua e também procura pelo significado das palavras em dicionários.

O Google Lens não é um dos serviços mais populares do Google, apesar de quase todos os usuários do Android o possuírem em seus dispositivos.

Existem pessoas que até desconhecem a existência do aplicativo, de qualquer forma vale aqui a dica, principalmente com os novos recursos citados.

Para você que não tem ideia para que serve o Google Lens, saiba para que ele serve agora!

Com ele você pode identificador um objeto, um animal, funciona como um leitor de QR Code, traduz textos em tempo real, permite copiar facilmente o que está escrito à sua frente.

E, agora você pode até enviar essa cópia diretamente para o seu computador. A novidade, chega junto com outras duas para o Android.

Ao utilizar o Google Lens, você pode traduzir, ouvir, copiar, referênciar e agora compartilhar o conteúdo copiado para seu computador. Sem a necessidade de aplicativos de terceiros. Protegendo sua privacidade através de sua conta do Google.
Ao utilizar o Google Lens, você pode traduzir, ouvir, copiar, referênciar e agora compartilhar o conteúdo copiado para seu computador. Sem a necessidade de aplicativos de terceiros. Protegendo sua privacidade através de sua conta do Google.

Ter uma área de transferência compartilhada entre vários dispositivos não é novidade, pois existem aplicativos que executam essa função, o AirDroid é um deles, mas não com a vantagem adicional que o Google Lens oferece.

Com essa ferramenta, você pode tirar uma foto de qualquer texto que tiver à sua frente e copiá-lo, algo muito útil para transcrever documentos, livros ou a senha wi-fi de um local.

E, agora, com um aditivo, o Google permite que o texto copiado com o Lens esteja disponível no computador, desde que você utilize o Google Chrome logado em conta (a conta deve ser a mesma presente no smartphone).

A empresa especificou em seu blog as notícias do Google Lens, três adições que buscam facilitar a integração entre dispositivos móveis e computadores. As melhorias estão resumidas em:

  • Texto copiado no celular e colado no computador
    Se você usa o Chrome sempre que copiar um texto com o Lens e tiver a mesma conta registrada no seu computador, esse texto estará disponível para colar no seu desktop. A versão mais recente do Chrome é necessária para o computador.
  • Pronunciado de palavras
    O tradutor Lens permite que você saiba como as palavras são pronunciadas: apenas destaque o texto escolhido depois que a foto for tirada.
  • Pesquise resultados por palavras ou conceitos
    O Google Lens adiciona resultados de pesquisa em destaque para as palavras e conceitos sublinhados na captura principal, a captura de pesquisa (o ícone da lupa inferior). Dessa forma, não é necessário acessar as páginas da Web, pois o próprio Lens esclarecerá a dúvida diretamente.

Essas três inovações estão em plena expansão: o Google garante que todos os dispositivos compatíveis os recebam a partir de hoje. Para descobrir se você já os tem ativos, é necessário acessar o Google Lens: no ícone à direita do microfone do Assistente ou usando seu aplicativo.