Nesta quinta-feira (25), o Google revelou que está disponibilizando a sua tecnologia Lens com AI para o Google Image Search. De acordo com a companhia, a ideia é permitir aos usuários da web que vejam mais o que está contida em uma foto, incluindo itens que podem querer comprar, por exemplo.

Um bom exemplo disso é em uma foto de uma propaganda de uma loja, pode não aparecer explicitamente que determinado produto esteja à venda, mas sim é possível realizar a compra. O Google Lens é capaz de ajudar neste processo.

Google Lens chega ao Google Images para realizar pesquisas e compras.

Com isso, o usuário poderá tocar nos pontos que aparecem na foto, que designam itens que o Google Lens identificou, ou mesmo pode usar o dedo para desenhar ao redor de um objeto na imagem para acionar o Google Images para pesquisar assuntos relacionados.

"A partir de hoje, quando você vir algo em uma imagem sobre a qual deseja saber mais, como um ponto de referência em uma foto de viagem ou um papel de parede em uma sala elegante, poderá usar a Lente para explorar a imagem.

Semelhante ao Lens no Google Assistente e no Google Fotos, o recurso Lentes no Imagens do Google identifica as informações de uma imagem que você talvez queira conhecer e mostra outras semelhantes. Quando você pressiona o botão Lens no Google Images, os pontos aparecem em objetos sobre os quais você pode aprender mais", diz o comunicado da empresa.

O Google, por sua vez, realiza uma pesquisa na web, incluindo vídeos em que o objeto aparece. A intenção não é de apenas fazer compras. O Google Lens pode ser acionado para descobrir informações extras, como pontos de referencia, locais, animais, entre outros.

A companhia disse que o Lens in Imagens está disponível na Web para dispositivos móveis para usuários nos Estados Unidos que pesquisam em inglês e que em breve chegará para outros países, idiomas e locais do Images do Google.                                           

Google Lens

O Google Lens é um serviço do Google que permite o uso da câmera do celular para buscar informações extras sobre objetos ou coisas na Internet. Assim, ao apontar o aparelho para um ambiente, o recurso é capaz de analisar o cenário e mostrar resultados através de realidade aumentada e inteligência artificial.

Em aparelhos com o Android Oreo a ferramenta já pode ser usada e está disponível em português.                                                            

Vale mencionar que a novidade mencionada acima, está disponível, inicialmente, nos Estados Unidos, porém, a ideia é que chegue em outros países.

Fonte: TechCrunch