Oficina da Net Logo

O que é Chromebook?

O primeiro exemplar foi apresentado durante a conferência Google I/O de 2011 .

Por | @oficinadanet Google Pular para comentários

Na hora de escolher um notebook, muitos aspectos são avaliados, como para que irá servir (jogos, trabalho, uso doméstico, etc.) e até o valor que está disposto a desembolsar. No mercado já temos várias opções, que se adequam às necessidades de cada um.

O Chromebook, por exemplo, é um notebook concebido pelo Google, e fabricado por uma empresa parceira. O laptop traz o sistema operacional Chrome OS, desenvolvido pela própria companhia e que funciona baseado na web. Também é possível usar as principais ferramentas offline, deste modo, sem nenhuma conexão com internet.

O que é Chromebook?O que é Chromebook?

O primeiro exemplar foi apresentado durante a conferência Google I/O de 2011 e começou a ser comercializado ainda naquele ano, em 15 de junho. As primeiras máquinas foram fabricadas pelas empresas parceiras Asus e Samsung. Leia em destaque: 7 serviços do Google que estão desativados e obsoletos.

Destaques do Chromebook

Os computadores se destacam por terem configurações simples e serem bastante leves. Os modelos Chromebook Pixel são conhecidos por apresentarem recursos mais avançados e, consequentemente, custarem mais que os demais modelos de notebooks disponibilizados pelo Google.

Para completar, todos os Chromebooks chegam equipados com entrada USB e drive óptico, deste modo é possível usar dispositivos de armazenamento como pendrives e HDs externos, como ainda reproduzir CDs e DVDs. Os aparelhos contam com tamanhos diferentes, com tela que pode variar entre 11 e 15 polegadas.

Chrome OS

Conforme já mencionado, os notebooks do Google chegam com o Chrome OS, o sistema operacional da gigante de buscas. Deste modo, eles não contam com o sistema operacional Windows, ou mesmo outros como o Linux ou Ubuntu.

O conceito dos Chromebooks segue a mesma linha dos MacBooks da Apple, com um sistema operacional otimizado para hardware, que tem como objetivo extrair o máximo de desempenho.  O Chrome OS é um sistema baseado em Linux, e por essa razão possui um alto nível de segurança.

Escolher ou não um Chromebook?

Os computadores do Google não são para todos os usuários. Os aparelhos costumam ser adquiridos por pessoas que não dependem de programas específicos que rodem somente os instalados localmente, incluindo alguns softwares de outras, como Linux, Windows ou macOS.

Os Chromebooks básicos são excelentes para os usuários domésticos, que apenas acessam o essencial na web, como sites, redes sociais, e-mail, entre outras plataformas rotineiras. O Chrome OS quase não precisa de manutenção, e praticamente não fica lento, sendo assim, necessita de pouco investimento,

Alguns modelos mais novos chegam com tela sensível ao toque e ainda podem ser usados como tablets, com alguns aplicativos Android.

Como podemos perceber, os Chromebooks não são destinados para todos os usuários, por isso, antes de optar pela compra de alguns deles é necessário fazer uma pesquisa e descobrir qual modelo se encaixa mais as suas necessidades.

MAIS SOBRE: #Chromebook  #Chrome OS  #notebook
Comentários
Carregar comentários