Conforme escrevemos em matéria anterior, a Microsoft apresentaria o seu mais novo console. O Xbox One, imprensa e desenvolvedores foram contemplados com a apresentação do videogame em Seatle, nos Estados Unidos.

O novo console da Microsoft apresenta um novo conceito em videogames, pois vem totalmente focado na interação com TV e usuário. Na apresentação do Xbox One, tudo começou com uma emocionante trilha sonora e depoimentos de funcionários da empresa criadora do console, entre eles, o seu fundador, Bill Gates, que falou sobre a tecnologia e o entretenimento usado no novo aparelho.

Após um início de apresentação empolgante, o presidente da área de entretenimento e negócios da Microsoft, Don Mattrick disse que, "Tive minha carreira toda focada em tecnologia de entretenimento e nunca estive tão empolgado... estamos focados em fazer tudo em um sistema e acreditamos que podemos envolver tudo o que vocês amam em uma única coisa".

A Microsoft na verdade preparou dois momentos de apresentação de seu mais novo console de videogames, o de hoje e outro que acontecerá durante a E3 2013, que acontece nos dias 11 a 13 de junho, em Los Angeles, onde demais características e mais detalhadas do Xbox One sobre configurações e games serão reveladas.

Na apresentação de hoje, o executivo Yusuf Mehdi fez as honras da casa e mostrou algumas funcionalidades do novo console, bem como a sua navegação pelos menus e novamente sua interação com a TV. Usando o comando de voz, Mehdi mostrou como é possível navegar para assistir canais abertos de TV, assistir filmes, navegar pela internet e até mesmo atender chamadas via Skype, tudo isso em uma mesma tela.

Mas o que tem de novo?

O visual do Xbox One segue a linha do video-cassete seu antecessor. Os detalhes pretos fazem do console - apesar de grande - muito bonito. O Kinect que desta vez passa a exercer um papel fundamental na nova plataforma do Xbox, possui seu design semelhante ao console.

Por falar em Kinect, a Microsoft investiu pesado na melhoria do sistema. Reconhecendo também a voz, uma única palavra será suficiente para que o Xbox One detecte a identidade do gamer. Capaz de captar com muito mais precisão a todos os movimentos do usuário, o Kinect poderá sentir também os batimentos cardíacos do quem estiver em sua frente, é mole?

Identificando o peprfil do usuário em sua frente, o Xbox poderá carregar suas preferências, saves de jogos e até programas de TV, isso mesmo.

Seu videogame passará a ser seu amigo, o Kinect passará a ter um número maior de comandos por voz, de forma que o usuário passe a conversar com o console. E o melhor de tudo, todas as versões do console estarão equipadas com o Kinect.


Xbox Live

Sem deixar muitas pistas sobre todas as alteraçõe que a LIVE sofrerá, a Microsoft destacou que os antes 15 mil servidores encarregados de gerar experiência online aos usuários do Xbox 360, terão uma leve ajuda, sendo assim, 300 mil servidores estarão disponíveis para dar conta da demanda de games online.

Outra ferramenta inovadora do Xbox One, é o compartilhamento do de conteúdos. Gameplays poderão ser compartilhados entre seus amigos, e o sistema de conquistas vai mostrar todas as informações sobre como você conseguiu esta marca.

Especificações

  • HDD de 500 GB para armazenar dados;
  • GPU: Chip D3D 11 com 32 MB de memória;
  • 5 bilhões de transistores;
  • 8GB de memória RAM DDR3;
  • Arquitetura nativa 64-bit;
  • Leitor de Blu-ray e DVD;
  • USB 3.0;
  • Conexão Ethernet, compatibilidade com redes 802.11n e Wifi Direct;
  • Conexões (entrada/saída) HDMI 1080p e 4K.

E o preço? Nem preço nem data foram divulgados ainda, e outras especificações sobre o produto dever ser reveladas durante a E3.

Jogos terão de ser instalados

O rumor que se criara há alguns meses se confirmou. Os games adquiridos pelos usuários, não poderão ser vendidos ou trocados com outras pessoas. A prática que é muito utilizada por todos os gamers hoje, está com os dias contados.

O novo jogo recém adquirido, precisará passar por uma instalação no console, o que segundo a Microsoft não será problema, pois o jogo poderá ser rodado enquanto a instalação é realizada e as configurações do console permitem que tudo isto seja feito simultaneamente sem qualquer problema.

Fique ligado no Oficina Games para saber tudo sobre o Xbox One.