PS4 ganha firmware (9.00) que corrige erro que envolve a bateria CMOS

Novo firmware do PlayStation 4 corrige erro que bloqueava jogos após a bateria CMOS acabar. Entenda o que estava ocorrendo!

Imagem ilustrativa do PS4 Slim e o PS4 Pro. Fonte: PlayStation
Imagem ilustrativa do PS4 Slim e o PS4 Pro. Fonte: PlayStation

Há aproximadamente 5 meses atrás, surgiram especulações sobre o sistema operacional do PlayStation 4 fazer com que tantos jogos físicos quanto digitais ficassem inutilizados futuramente. O motivo disso é que a bateria (CMOS) do relógio do console, utilizada para verificar a data e a hora em que os troféus são obtidos, poderia vir a falhar um dia e, devido a necessidade de se conectar à PlayStation Network, ao ser substituída, poderia bloquear o videogame. Essa exigência de se conectar a PSN surgiu nas redes sociais no início deste ano, mas com a atualização 9.0, disponibilizada agora pela Sony, esse problema foi resolvido.

Um dos primeiros a relatar sobre a insegurança sobre o PS4 parar de rodar jogos, citada acima, foi o usuário "Does it play?" no Twitter. É dito:

"Quando a bateria CMOS do PS4 acabar (e vai), ela [a bateria] torna todos os arquivos digitais do ps4 inutilizáveis sem uma reconexão do servidor e o ps4 também mata a reprodução do disco."

O teste

O youtuber do canal Modern Vintage Gamer (MGV) investigou as afirmações dos jogadores acerca do problema causado pela bateria CMOS do PlayStation 4. Ele fez o download da nova atualização (firmware 9.0) e removeu a bateria CMOS do PS4. Após a instalação do firmware, o console foi desconectado da internet para testar se o problema, citado no início desta matéria, iria ocorrer. Anteriormente a esta nova atualização, o erro CE-30391-6 era exibido quando se tentava executar qualquer jogo, mas agora, com o firmware 9.00, o PS4 permite que o usuário rode qualquer jogo. Porém, é importante notar que o videogame não estava exibindo um troféu que foi ganho antes da retirada da bateria.

Para verificar se tudo estava funcionando corretamente, durante o vídeo, o youtuber colocou um disco de Shadow of the Colossus, baixou os arquivos, tirou a bateria e se desconectou da internet. Após desligar e ligar o console, o jogo rodou normalmente mesmo sem a bateria CMOS. O criador de conteúdo do canal MGV diz:

"Temos 100 por cento de certeza que está funcionando."

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Sony baixa preços do PlayStation 5, Playstation 4 e controles no Brasil
Games

Sony baixa preços do PlayStation 5, Playstation 4 e controles no Brasil

Sony decide diminuir os valores cobrados por seus consoles no mercado brasileiro. PS5, PlayStation 4 e seus controles tem preços cortados.

Todos os jogos de PS5 e PS4 compatíveis com cross-console ou cross-play
Games

Todos os jogos de PS5 e PS4 compatíveis com cross-console ou cross-play

Saiba quais jogos para Playstation 4 possuem compatibilidade para cross-play e como ficou a funcionalidade para cada um dos games que tem tal capacidade

God of War finalmente chega para PC com 4K, FPS desbloqueado e mais
Games

God of War finalmente chega para PC com 4K, FPS desbloqueado e mais

Sony anuncia que God of War chegará para PC no início de 2022. Confira todos os detalhes sobre a chegada do título na plataforma e quais foram as melhorias implementadas!