Existem jogos que marcaram várias gerações, que alegraram as crianças que hoje estão adultas, e permanecem em um sentimento nostálgico que só eles poderiam proporcionar. Até hoje, porque agora é possível encontrar aqueles mesmos games portáteis que fizeram sucesso nos anos 70, 80 e 90, no site Internet Archive que recentemente disponibilizou toda uma seção com os jogos disponíveis para jogar online.

O site oferece 74 games clássicos de tela LCD, uma das características dos minigames da época, que mostravam gráficos bastante simples, com o personagem em primeiro plano em um fundo estático e desenhado. Os movimentos de jogabilidade eram bastante limitados, mas mesmo assim foram um sucesso por serem baratos.

Os consoles portáteis incluíam o console, a tela, os alto-falantes e os controles em um só aparelho, podendo ser carregado para jogar em qualquer lugar. O primeiro jogo eletrônico portátil foi introduzido pela Mattel em 1976, o Auto Race. Depois, foram surgindo mais dispositivos de empresas como a Coleco e a Milton Bradley, que começaram com os jogos eletrônicos de mesa, de mesa simples e portáteis.

Mortal Kombat da Tiger Eletronics, publicado em 1993.

Segundo o Internet Archive, o console de videogame portátil mais antigo que continha cartuchos intercambiáveis é o Microvision Milton Bradley, em 1979.

Mais tarde surgiria o GameBoy da Nintendo, o primeiro da sua linha e segundo portátil da marca, que concorreu no mercado junto do Game Gear da Sega, o Lynx da Atari e o TurboExpress. Porém, o GameBoy teve maior popularidade.

No site, é possível encontrar jogos famosos da Tiger Eletronics, como Mortal Kombat e Double Dragon, e até games de filmes de sucesso como o De Volta Para o Futuro. Outros títulos que foram muito bem recebidos pelo público também estão ali, como o Sonic the Hedgehog, Golden Axe e Altered Beast. Alguns são famosos até hoje e viraram lendas do videogame, como o Pac-Man e o Donkey Kong e até o Tamagotchi.

No site, basta clicar no game que pretende jogar, que na página dele é disponibilizado dicas de quais botões usar para controlar, junto da fabricante, do ano de publicação e mais informações sobre. Para ter acesso aos games, é só acessar aqui.

Fonte: TechTudo