Neste sábado, 31 de janeiro de 2026, a Lua está com iluminação muito alta, na casa de 96%, e praticamente "batendo na porta" da fase Cheia, que começa nesse domingo, 1º de fevereiro. Isso quer dizer que estamos no último dia da Lua Crescente de janeiro, mas visualmente ela continua com cara de "quase cheia" para a maioria das pessoas. O ápice acontece amanhã quando ela atingir seu maior nível de brilho e tamanho.
Como está a Lua hoje (31/01)
Com esse nível de iluminação, a Lua fica impossível de ignorar: é brilho alto, disco grande e um céu que já começa a perder contraste para estrelas mais fracas. Daqui para a frente, a Lua chega ao máximo de brilho e, em seguida, começa a "desligar" aos poucos quando entrar na fase minguante.
Como ela já nasce entre o meio-dia e o fim da tarde, a Lua fica muito bem posicionada ao anoitecer e costuma ser mais bonita logo após o pôr do sol, quando o céu escurece e o brilho "salta". Ela segue visível por grande parte da noite e pode se pôr só perto do amanhecer, dependendo da sua região.
Calendário lunar de janeiro de 2026
O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de janeiro de 2026:
- 🌕 Lua Cheia: começou em 3 de janeiro, às 07h04 ✅
- 🌗 Lua Minguante: começou em 10 de janeiro, às 12h49 ✅
- 🌑 Lua Nova: começa em 18 de janeiro, às 16h53 ✅
- 🌒 Lua Crescente: começa em 26 de janeiro, às 01h48
Quantas fases a Lua tem?
No calendário astronômico, costumam ser destacadas quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias dentro do ciclo médio de 29,5 dias. Mas, quando se observa com mais atenção, é possível dividir o ciclo em oito momentos visíveis diferentes, que ajudam a descrever melhor a aparência da Lua no céu.
Ao todo, a Lua passa por oito fases observáveis ao longo da lunação: Lua Nova, Lua Crescente (arco bem fino), Quarto Crescente, Crescente Gibosa, Lua Cheia, Minguante Gibosa, Quarto Minguante e Lua Minguante (arco fino final). Cada uma delas corresponde a uma combinação específica entre a posição da Lua, da Terra e do Sol, mudando o quanto vemos do lado iluminado do satélite.
Curiosidade do dia 🤔
Hoje (e nesta janela de 29 a 31), a Lua também aparece perto de objetos bem chamativos no céu: há previsões de aproximação visual com Júpiter e também com Pollux (estrela brilhante de Gêmeos), o que rende um "duo" fácil de ver a olho nu em céu limpo.
Quando a Lua muda de fase?
Falta 1 dia para a Lua Cheia. Essa fase começa no domingo, dia 1º de fevereiro, às 19h10.