Nesta sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, a Lua conitnua na fase Nova, mas agora já na reta final, atualmente com uma visibilidade de aproximadamente 23% e seu tamanho segue crescendo, ou seja, o arco iluminado vai ficando mais "gordinho" a cada noite. Você também já pode tratar como contagem regressiva: faltam 2 dias para a fase Lua Crescente (a virada oficial do calendário do mês).
Como está a Lua hoje (23/01)
Hoje Lua já não é só um fio: ela começa a chamar mais atenção no céu, principalmente no começo da noite, quando o arco aparece mais evidente. Como ainda estamos longe da Lua Cheia, o brilho não domina tanto o céu, então dá para equilibrar bem: ver a Lua bonita e ainda pegar um céu relativamente bom para estrelas em horários mais tardios.
A partir de agora, a evolução fica bem nítida dia após dia: o pedaço iluminado cresce rápido, e a Lua vai "ganhando presença" no céu do início da noite.
Calendário lunar de janeiro de 2026
O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de janeiro de 2026:
- 🌕 Lua Cheia: começou em 3 de janeiro, às 07h04 ✅
- 🌗 Lua Minguante: começou em 10 de janeiro, às 12h49 ✅
- 🌑 Lua Nova: começa em 18 de janeiro, às 16h53 ✅
- 🌒 Lua Crescente: começa em 26 de janeiro, às 01h48
Quantas fases a Lua tem?
No calendário astronômico, costumam ser destacadas quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias dentro do ciclo médio de 29,5 dias. Mas, quando se observa com mais atenção, é possível dividir o ciclo em oito momentos visíveis diferentes, que ajudam a descrever melhor a aparência da Lua no céu.
Ao todo, a Lua passa por oito fases observáveis ao longo da lunação: Lua Nova, Lua Crescente (arco bem fino), Quarto Crescente, Crescente Gibosa, Lua Cheia, Minguante Gibosa, Quarto Minguante e Lua Minguante (arco fino final). Cada uma delas corresponde a uma combinação específica entre a posição da Lua, da Terra e do Sol, mudando o quanto vemos do lado iluminado do satélite.
Curiosidade do dia 🤔
Nesta fase com menos de um quarto iluminado, um detalhe legal é que a Lua costuma ficar ótima para observar relevo: a linha que separa luz e sombra (o "terminador") cria sombras mais marcadas em crateras e montanhas, deixando a superfície com mais textura. Mesmo sem telescópio, dá para notar que a borda iluminada parece mais "viva" e contrastada do que na Lua Cheia, quando a luz fica mais chapada.
Quando a Lua muda de fase?
Faltam 2 dias para a Lua Crescente. Essa fase começa no domingo, dia 26 de janeiro, às 01h48.