Foi anunciado hoje que a Foxconn e a TSMC, duas grandes fabricantes de hardware taiwanesas de fama internacional, se juntaram para comprar 10 milhões de vacinas para COVID-19. As empresas irão pagar cerca de US$35 por dose da BioNTech e irão doar ao governo. As companhias se comprometeram a gastar US$175 milhões cada uma.

Foi feita uma parceria entre a Shanghai Fosun Pharmaceutical e a BioNTech para que a vacina seja distribuída. A vacina da BioNTech foi feita em parceria com a Pfizer, na China. O grande problema está sendo, de acordo com Taiwan, o bloqueio do fornecimento de vacinas pelo governo chinês na tentativa de garantir o fornecimento de vacinas. Com o novo acordo, a BioNTech e a Fosun irão negociar com as empresas privadas ao invés do governo taiwanês, considerado ilegítimo por Pequim.

O fundador da Foxconn, Terry Gou, postou no Facebook dizendo (de acordo com a tradução do Nikkei):

"Desde que propusemos a doação da vacina e começamos a negociar a compra, não houve orientação ou interferência de Pequim sobre a aquisição. Apreciamos que a negociação foi permitida como um assunto comercial."

Sobre a Foxconn e a TSMC

Para quem não conhece, a Foxconn é uma fabricante de hardware para produtos de grandes empresas como HP, Dell e Lenovo, além de ser a maior montadora de iPhones. Já a TSMC é a maior fabricante de semicondutores do mundo, responsável por produzir chips para a AMD, Apple e Nvidia, além de ser também a detentora da produção da grande maioria de chipsets para celulares. Embora a maior parte da produção da Foxconn ocorra na China, a companhia também opera em Hsinchu, em Taiwan.

Resposta de Taiwan durante a pandemia

Houve muitos elogios a Taiwan por sua resposta à pandemia de Coronavírus. Entretanto, o país está passando atualmente por um momento de surto, onde mais de 700 pessoas morreram. Devido a este problema, a demanda por vacinas aumentou. Na semana passada, o governo anunciou que 14% da população (3,3 milhões de pessoas) já havia recebido a vacina.

Disponibilidade das vacinas

De acordo com a TSMC e a Foxconn, as doses da BioNTech foram enviadas para as fábricas na Alemanha e irão começar a chegar em Taiwan no final de setembro.