Desde os tempos antigos, os homens descobriram que alguns materiais atraem pequenos objetos depois de serem esfregados. Esse fenômeno relacionado à existência de eletricidade estática foi uma das primeiras descobertas no campo da eletricidade.

Além disso, todos nós experimentamos esse fenômeno em nossas vidas diárias, quando recebemos uma descarga tocando certos objetos. A eletricidade estática que está em toda parte na natureza, e é a causa de muitos fenômenos comuns, como torna o cabelo elétrico, que se torna difícil de pentear, e os raios, que é simplesmente um enorme choque elétrico devido ao acúmulo de eletricidade estática nas nuvens.

O que é eletricidade estática?

A eletricidade estática é uma carga elétrica estacionária. Todos os materiais são compostos de átomos, e o átomo é a menor parte de um material, que contém as mesmas propriedades deste material. Cada átomo é composto de um núcleo positivo, carregado ao redor do qual gravitam um ou mais elétrons negativos. Em repouso, o núcleo positivo carregado é igual à soma das cargas negativas de elétrons que giram em torno dele. A carga é, portanto, neutra.

A perda ou ganho de elétrons pelo núcleo cria um desequilíbrio. Um átomo que perde um ou mais elétrons, portanto, tem uma carga positiva. Em contraste, um átomo que ganha um ou mais tem uma carga negativa e é chamado de "íon".

Existem dois tipos de carga: positiva e negativa. Cargas similares se repelem e cargas opostas se atraem.

Como a eletricidade estática é criada?

O mundo consiste em átomos, que são pequenas partículas que compõem o nosso corpo, e tudo que há no mundo. Dentro dos átomos existem elementos menores: um núcleo de prótons e nêutrons, além de elétrons que giram em torno dele. Os prótons são carregados com um sinal de mais, elétrons - com um sinal de menos.

Normalmente, o átomo tem o mesmo número de prótons e neutrons, portanto, tem uma carga zero. Mas às vezes, os elétrons deixam a órbita e são atraídos por outros átomos. Na maioria das vezes isso ocorre como resultado de atrito.

O movimento dos elétrons de um átomo para outro cria energia, que é chamada de eletricidade. Se você enviá-lo através de um fio ou outro condutor, você recebe uma corrente elétrica.

A eletricidade estática é um fenômeno de superfície, gerado quando duas ou mais superfícies entram em contato e são separadas. Ocorre uma espécie de duplicação em que os elétrons negativos são transmitidos de um átomo para outro.

A potência da carga (a força do campo) depende de vários fatores: o material, suas propriedades físicas e elétricas, temperatura, umidade do ar, potência e taxa de separação. Quanto maior a potência ou a velocidade de separação, maior a carga.

Materiais condutores e não condutores (isoladores)

Os materiais são divididos em dois grupos básicos: condutores e isoladores. Os elétrons de um podem fluir livremente. Um condutor isolado pode, em princípio, receber uma carga estática. Essa carga pode ser tomada simplesmente conectando o condutor ao solo.

Um material não condutor pode conter uma carga estática por um certo tempo, mesmo com polaridades opostas em vários lugares. Elétrons não podem se mover livremente. Isso explica por que, em algumas áreas, os materiais são atraídos, enquanto podem ser empurrados para outros. Não faz sentido conectar-se ao solo porque o material tem propriedades isolantes.

A única solução possível é a ionização ativa.

Por que algumas pessoas são mais sensíveis do que outras?

Primeiramente, é importante saber que todos os indivíduos são mais sensíveis à eletricidade estática no inverno do que no verão. Isso ocorre porque, com o frio, o ar se torna mais seco e mais isolante, forçando os elétrons a se acumularem mais para atravessar a barreira de isolamento. Como resultado, somos mais confrontados com sobrecargas e choques elétricos.

Além disso, além dessa realidade, todos os indivíduos apresentam diferentes resistências epidérmicas. As pessoas com pele seca terão maior probabilidade de ser incomodadas pela eletricidade estática, porque sua resistência à eletricidade diminuirá em comparação às pessoas com pele oleosa.

Finalmente, o material de suas roupas também desempenha um papel no fenômeno da eletricidade estática. Concretamente, tecidos sintéticos e lã são os materiais que mais facilmente perdem elétrons, o que leva a aterros sanitários.

Como não ter choques com a eletricidade estática?

Felizmente, existem maneiras de evitar os choques com a eletricidade estática. Alguns se relacionam com o ambiente em que você vive, enquanto outros se relacionam diretamente com o seu corpo.

Por exemplo, para se livrar da eletricidade estática, certifique-se de umedecer o ar nos cômodos da sua casa, instalando plantas verdes ou um umidificador. Também tome cuidado para não aquecer desnecessariamente a sua casa, o que tende a secar o ar. Você também pode borrifar uma mistura antiestática em seus carpetes e tecidos, com amaciante e água.

Em relação ao seu próprio corpo, para evitar os choques, prefira roupas feitas de fibras naturais (algodão orgânico ou linho), hidrate a pele para evitar que ela fique muito seca e também evite pentear demais seus cabelos.